Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Maio de 2009 às 10:11
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Determinados a discutir questões ambientais, 27 deputados e senadores chegam a Mato Grosso nesta quinta (21) e seguem direto para o Pantanal. Desembarcam no aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 11h. Vão ser recepcionados pelo secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, o executivo Pedro Nadaf. Entre os deputados que participarão do encontro estão o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Roberto Rocha (PSDB-MA), e o relator do Código Florestal e Diretor de Parques Nacionais, Luciano Pizzatto (DEM-PR).

Os parlamentares vão realizar visitas técnicas e debater a legislação ambiental vigente no país e ainda sobre políticas públicas nacionais focadas na preservação do meio ambiente, no uso turístico de unidades de conservação e no desenvolvimento sustentável. No final dos debates, será confeccionado um relatório que norteará as ações do Congresso Nacional nas discussões e mudanças na legislação ambiental. O evento é organizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sesc e Senac.

Dos 8 federais mato-grossenses, Eliene Lima (PP), que faz parte da Comissão de Turismo e Desporto, será o único na comitiva. Da mesma comissão vão estar presentes Arnon Bezerra (PTB-CE) e Jackson Barreto (PMDB-SE). Edmilson Valentim (PC do B-RJ), Leandro Sampaio (PPS-RJ), Vilson Covatti (PP-RS), Marco Aurélio Ubiali (PSB-SP) e Maurício Trindade (PR-BA) confirmaram presenças. Eles são da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Os parlamentares devem conhecer técnicas de aproveitamento racional de recursos regionais em Poconé, como o cumbaru, bocaiúva, criação de borboletas e doces caseiros. Vão visitar o Sesc, onde está programado um seminário sobre pagamento por serviços ambientais e acerca do turismo ecológico como fatores de desenvolvimento sustentável.

Representando a Comissão da Amazônia e Integração Nacional e Desenvolvimento Regional estarão Silas Câmara (PSC-AM), Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), Sérgio Petecão (PMN-AC), Lindomar Garçon (PV-RO) e Márcio Junqueira (DEM-RR). Estão programadas ainda visitas ao Centro de Interpretação Ambiental, Borboletário, Insetário, Estação de Tratamento de Efluentes, Horta Orgânica e Posto de Coleta e Tratamento de Lixo. Os parlamentares vão conhecer os cavalos pantaneiros e farão um sobrevôo sobre o Pantanal. Na comitiva que chega nesta quinta estarão ainda Jaime Martins (PR-MG) e Lázaro Botelho (PP-TO), membros da Comissão de Viação e Transportes. Os deputados da Amazônia José Wanderley Dallas Rei Dias (PMDB), Walzenir Falcão e Vera Lúcia Castelo Branco também integram a comitiva.

Entre os senadores que virão conhecer as belezas naturais do Pantanal e discutir “ajustes” na legislação estão Leomar Quintanilha (PMDB-TO), José Nery (Psol-PA) e o mato-grossense Gilberto Goellner (DEM), que compõe a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, e ainda Renato Casagrande (PSD-ES), Kátia Abreu (DEM-TO) e o cacique do DEM em Mato Grosso Jayme Campos, todos membros das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159582/visualizar/