Blairo Maggi participa de reinício das obras da Ferronorte
Será realizada nesta terça-feira (19) a entrega oficial da Licença de Instalação Ambiental (LI) da Ferrovia Senador Francisco Vuolo, que compreende do trecho de Alto Araguaia ao Mineirinho (60 km de Rondonópolis). A cerimônia estava marcada para a última segunda-feira (18), mas devido a um imprevisto na agenda do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, foi transferido para as 14h de hoje.
O evento está sendo promovido por membros do Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá, atualmente presidido pelo vereador Francisco Vuolo Filho. O parlamentar, no último mês, visitou várias cidades do interior do Estado para divulgar o empreendimento, que foi idealizado por seu pai há mais de 30 anos. Vuolo esteve em Rondonópolis na semana passada, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, para convidar a classe política e toda a população para a entrega da Licença de Instalação (LI) do Ibama. O documento era o único entrave para a continuidade do traçado, que atualmente está em Alto Araguaia e deverá ser finalizado em Cuiabá.
“A ferrovia nos dará a oportunidade de não só produzir, mas agregar valor ao produto, potencializando a economia do Estado. Além disso, será possível fazer, por meio dos trilhos, um trabalho de interação social com o transporte de passageiros.
A estação de Alto Araguaia é responsável pelo escoamento de 20% da movimentação do Porto de Santos. Com a entrega da LI as obras serão retomadas de imediato, e a previsão é de que até o fim de 2010 os trilhos cheguem à região de Rondonópolis, fato que aumentará de forma considerável o escoamento para o Porto de Santos. A estação deve ser instalada a 20 km da cidade, ficando próximo ao município de Juscimeira. Os trilhos não passarão pela Serra de São Vicente.
A LI será entregue hoje pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, às 14h, na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, em solenidade que contará com a presença do presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees, e do governador Blairo Maggi.
Comentários