Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Maio de 2009 às 18:05
Por: Valdeque Matos

    Imprimir


O deputado Percival Muniz acompanha nesta sexta-feira ao lançamento da pavimentação da MT-430/437, que liga Confresa a Santo Antônio do Fontoura, distrito do município de São José do Xingu. Conforme a programação, o governador Blairo Maggi (PR) assina a Ordem de Serviço para asfaltamento da rodovia, que é um sonho antigo dos moradores da região, em dois momentos: às 10 horas, em Santo Antônio do Fontoura; às 12 h, em Confresa. A data entrará para história, pois, será o primeiro trecho de asfalto em estrada estadual no Baixo Araguaia-Xingu.

A MT-430/437, segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, será asfaltada com recursos próprios do Estado. Ele informa que os recursos necessários para executar a obra já estão reservados em caixa, R$ 39 milhões. A rodovia terá 97 km asfaltados.

A luta pelo asfaltamento da MT-430/437 começou em 2006. De lá para cá diversas reuniões entre o deputado Percival Muniz (PPS), prefeitos, vereadores e lideranças da região foram realizadas e, paralelamente, foi feito também um trabalho silencioso de convencimento do governo.

“É uma batalha de mais de três anos, mas que com a determinação do governador e o esforço coletivo, o sonho será realizado o mais rápido possível. Por isso, mais do que o lançamento de uma obra, tenho certeza que hoje estamos realizando mais que um sonho, estamos viabilizando três municípios”, comenta o parlamentar que é um dos representantes da região na AL.

Vale da Prosperidade - Vislumbrando um futuro para a região, que é hoje conhecida como “Vale dos Esquecidos”, Muniz afirma que o Baixo Araguaia-Xingu se tornará, em breve, um importante canal de escoamento com a consolidação do corredor de exportação, que contribuirá consideravelmente para desenvolver a região e atrair mais investimentos, colocando um fim nos anos de exclusão.

“Hoje as outras regiões do Estado estão entre 1500 km e dois mil km distantes dos portos. Com a pavimentação da BR-158, a inauguração, em breve, do Porto de |Marabá e a liberação das eclusas da barragem da represa de Tucurui, ambas no Pará, que permitirá a saída de navios de alto calado, o Baixo Araguaia-Xingu deixará de ser fim de linha para ser transformar na porta de entrada para o maior corredor de exportação de alimentos do Estado. Na região, por exemplo, a saca de soja, terá um ganho nos preços atuais de R$ 5,00. A região passará ser conhecida como um ´Vale da Prosperidade´”, prevê o deputado.

Segundo ele, a pavimentação da MT-430/437 está inserida no projeto de consolidação do corredor de exportação. “A pavimentação de 97 km é só o começo. Ela faz parte do projeto que prevê a ligação da BR-158 a BR-163, ou seja, de Confresa a Matupá”.

Zoneamento - O deputado Percival Muniz participa também na manhã de sábado, dia 16 da Audiência Pública que debaterá em Vila Rica o projeto de ZSEE (Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso). Muniz é vice-presidente da comissão especial criada pela Assembléia Legislativa para coordenar a discussão do projeto com a sociedade.

Agenda – Muniz aproveita a viagem para estabelecer uma agenda de visitas a outros municípios da região na próxima semana. Ele participará de reuniões nos municípios de Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159942/visualizar/