Luiz Garcia sugere plantio da seringa em Nortelândia
O vereador Luiz Garcia Taborda (PPS), teve aprovada na sessão ordinária da ultima segunda-feira (11), indicação ao executivo municipal, para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico viabilize parceria com o Governo do Estado, através do programa MT REGIONAL, para a implantação no município de Nortelândia, de um projeto de cultivo da seringa junto aos agricultores de toda a Zona Rural.
O parlamentar justificou sua proposição, salientando que esta será uma alternativa de geração de renda, em razão da sua rentabilidade. Outro ponto elencado por ele é o baixo custo na manutenção e a facilidade de comercialização da produção. “O único problema encontrado hoje para que os produtores iniciem na atividade é o alto custo pago pela muda, que fica em torno de R$ 3,50. Mas as vantagens que se obtêm depois, compensam as dificuldades encontradas no início” ponderou Garcia.
O líder do PPS no legislativo indicou ainda a necessidade de se executar pavimentação asfáltica nas vias públicas, rua Dom Aquino, no bairro Bandeirantes, e um pequeno trecho entre a Rua Vereador Tibúrcio Gomes Portela e rua Boa Esperança, no mesmo bairro. A rua Enedina Altamira Amorim, no bairro bandeirantes, uma pequeno trecho entre a rua Vereador Tibúrcio Gomes Portela e Rua Boa Esperança em toda sua extensão.
Para ele, a pavimentação das vias proporcionará a melhoria na qualidade de vida e da auto-estima dos moradores a serem beneficiados.
Luiz Garcia, também obteve aprovação de uma indicação para que o município firme parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Nortelândia (SINCOVAN), para que seja efetuada uma pesquisa técnica no âmbito do município de Nortelândia, com o objetivo de obter dados estatísticos de opinião pública, avaliando o motivo que leva os consumidores a fazer suas compras (materiais de construção, roupas, alimentação, etc...) em outras cidades circunvizinhas. As perguntas seriam elaboradas por uma comissão composta por membros indicados pela prefeitura e o sindicato. O resultado da pesquisa seria estudado em reunião com comerciantes e a sociedade em geral, para definir um plano de ação emergencial com a finalidade de beneficiar ambas as partes, contribuindo para o fortalecimento do comércio local.
Por indicação do parlamentar a senhora Joana Gomes Pereira, será agraciada com um Título de Cidadã, em razão de sua atuação frente aos festejos de Nossa Senhora Sant’ana, que teve inicio em 1959 e completa este ano 50 anos de história.
Ele justificou a matéria, elencando a importância de Joana Gomes Pereira, face de inúmeras ações e contribuições em prol da comunidade católica da cidade.
Joana Gomes Pereira, mais conhecida como Dona Miúda, nasceu na Bahia, no Município de Oliveira dos Brejinhos, no dia 27 de fevereiro de 1922, veio para Mato Grosso em 23 de Julho de1946 com 24 anos de idade e em 03 de novembro do ano de 1.955, chegou em Nortelândia.
Dona Joana, como é conhecida, liderou o inicio dos festejos, convidando companheiros, amigos e até crianças para participar dos saudosos leilões improvisados na praça da cidade. Em 1.959, a Dona Joana Pereira organizou uma comissão de senhoras em prol da construção da igreja matriz, com a finalidade de angariar recursos financeiros e erguer a obra.
“Por estas e muitas outras razões, entendemos que a senhora Joana Gomes Pereira é realmente merecedora da honraria, em reconhecimento a esta ilustre cidadã, que nunca mediu esforços para apoiar o município durante os festejos de Nossa Senhora de Sant’Ana, sempre contribuindo com a comunidade cristã” concluiu Luiz Garcia.
Comentários