Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Maio de 2009 às 17:02
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral indicou os municípios de Barra do Garças, com quase 40 mil eleitores, e Campo Verde, que possui cerca de 21 mil votantes, para testar as urnas biométricas nas eleições de 2010. O TSE ainda precisa aprovar as indicações. O novo sistema permite a identificação do eleitor por meio das impressões digitais.

Segundo o desembargador do TRE, Rui Ramos, os dois municípios atendem aos critérios do TSE com base na logística, acesso e indícios de fraude (porcentagem do eleitorado em relação à população). Tanto Barra do Garças quanto Campo Verde limitam-se a 3% do eleitorado do Estado, apresentam facilidade de acesso e logística e redução de custos na revisão do eleitorado. Outro motivo seria no percentual de eleitores em relação à população, pois em Barra do Garças já ultrapassou 76,46%, e em Campo Verde 80,98%.

Conforme o desembargador, o novo sistema de identificação dos eleitores promove mais segrança no combate à fraudes e menor custo administrativo. "A longo prazo, este sistema reduziria muito os custos e diminuiria significativamente a tentativa de fraude", explica Rui Ramos.

Cuiabá e outras cidades pólo como Várzea Grande e Rondonópolis, não foram escolhidas porque o TSE optou por adotar o sistema em municípios com aproximadamente 15 mil eleitores, que estivessem na iminência de passar por um processo de revisão de seu eleitorado, que fossem da sede de Zona Eleitoral e próximos à Capital de seu Estado. Nas eleições de 2008, eleitores de três municípios de diferentes Estados votaram em urnas biométricas. São eles: Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado d´Oeste (RO).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160409/visualizar/