Estudantes de Barra do Bugres visitam Assembleia Legislativa de MT
O Programa Por Dentro do Parlamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso trouxe os alunos da escola estadual Julio Müller de Barra do Bugres (região Médio Norte) para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Casa. Os alunos foram convidados pela deputada Chica Nunes (PSDB) e conheceram as dependências do Poder Legislativo e sua história, tendo acesso a várias secretarias, o Instituo Memória e ao Plenário das Deliberações, onde os deputados apreciam e votam as leis estaduais.
O Programa Por Dentro do Parlamento já existe há 11 anos e registrou nesse período, a visitação de 35 mil alunos das redes pública e particular de ensino.“Esse programa ajuda os alunos a entender melhor sobre as atividades dos deputados na Assembleia Legislativa e suas funções fora do Parlamento”, disse a deputada.
Segundo o coordenador do programa, professor José Ival de Souza, o objetivo é aproximar diversos setores da sociedade ao legislativo estadual; os maiores interessados são estudantes, profissionais, deficientes físicos e visuais.
“É uma oportunidade importante para todos nós que não temos acesso fácil às informações do legislativo. A visita contribui para o enriquecimento dos nossos estudos”, disse a aluna Débora Rocha.
Os alunos foram recebidos também pelo deputado Wagner Ramos (PR) que é da região e tem origens na cidade de Barra do Bugres. Sua mãe e irmã são moradoras do município. “É uma honra atender os alunos daquela cidade que tanto me identifico”, afirmou o deputado, ao destacar a importância do programa para as escolas de Mato Grosso.
A coordenadora da escola, Laura Cristina Galvão, aproveitou para esclarecer ao deputado sobre a paralisação de uma obra que estava sendo feita na escola. Wagner Ramos se prontificou a fazer uma visita ao estabelecimento de ensino em breve e encaminhar a reivindicação para o governo. Os alunos tiveram o acompanhamento dos vereadores Ebenilda Xavier Costa (PP), Julça Campos (PMN) e Jaime Pinheiro (PTB). “Achei interessante e muito importante essa iniciativa do legislativo porque esclarece as dúvidas dos alunos”, disse a vereadora, Ebenilda.
O programa recebeu elogios de todos os alunos que demonstram satisfação por terem visitado o legislativo. “Acho que todas as expectativas foram superadas. Pensávamos como era a Assembleia e como ela funcionava, mas não tínhamos acesso. Agora volto com mais conhecimento”, afirmou Luiz Fernando, aluno do terceiro ano.
Os professores dos estabelecimentos de ensino, principalmente de Cuiabá e Várzea Grande, estão se interessando cada vez mais em participar do programa, onde cumprem a programação de visitas e conhecem o Plenário das Deliberações, a TV Assembleia, o Instituto de Memória e ainda têm a oportunidade de debater com os deputados da Casa o funcionamento dos trabalhos legislativos. O programa recebe alunos universitários de outros estados e integrantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s) para ampliar seus conhecimentos.
Ao final da visita, os alunos receberam do gabinete da deputada um Certificado de Visita e um Dicionário contendo os termos que os deputados utilizam para se comunicar durante as sessões plenárias.
Comentários