Homero elogia Gilmar Mendes e exige até retratação de Barbosa
O deputado e ex-presidente da Famato, Homero Pereira (PR), integrante da bancada ruralista na Câmara, subiu à tribuna na sessão desta terça (28) para exigir pedido de desculpas do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao povo mato-grossense. Segundo ele, Barbosa ofendeu a população de MT durante o bate-boca com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, mato-grossense de Diamantino. Barbosa disse que Mendes destruía a imagem do Judiciário e que possuía capangas em Mato Grosso.
Para Homero, o ministro "agiu com perversidade ao falar que o ministro Mendes não estava tratando com seus capangas de Mato Grosso." “A declaração do ministro Barbosa é, no mínimo, infeliz, pois se trata de uma absurda generalização acerca do povo mato-grossense. Nós, que lá nascemos, ou que ali nos estabelecemos, nos sentimos ofendidos com tão indelicada expressão, vinda de um magistrado que integra a mais alta Corte de Justiça do país."
Homero disse que protesta veementemente contra o que chama de falsa acusação. "Nós, mato-grossenses, primamos pela correção de nossas atitudes. Todos temos muito orgulho de nossa terra, onde habita um povo ordeiro e pacífico. Por isso, acho que cabe um pedido formal de reparação de Sua Excelência, o ministro Joaquim Barbosa, que fez a grosseira afirmação”, diz o parlamentar. O deputado afirmou ainda que "MT tem orgulho de Mendes", para quem é um filho do Estado que ocupa um posto de tal magnitude e importância" e "desempenha um excelente trabalho no zelo pelo mandamento constitucional que preceitua a independência e a harmonia entre os três Poderes".
De acordo com Homero Pereira, Gilmar Mendes "tem percorrido o país, apregoando uma Justiça mais ágil e criando mecanismos que favoreçam a obtenção dessa meta." Afirma que o STF vem editando cartilhas sobre os direitos dos cidadãos, além de promover concursos públicos e criação de fóruns e tribunais superiores especializados. "Não bastasse esse elogiável trabalho, a biografia do ministro Gilmar Mendes merece nosso irrestrito apoio e a admiração".
Comentários