Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 25 de Abril de 2009 às 08:21
Por: Eduardo Bresciani

    Imprimir


A Câmara dos Deputados gastou 38% a mais com passagens aéreas no primeiro trimestre de 2009 na comparação com igual período do ano anterior, informou ao G1 nesta sexta-feira (24) a Secretaria de Comunicação da Casa.

Mais cedo, a assessoria técnica do PSDB havia divulgado um levantamento com base no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) que mostrava aumento de 41,9% nas despesas realizadas com passagens aéreas no primeiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008.

De acordo com os números oficiais, a Câmara gastou R$ 9,8 milhões com passagens aéreas nos três primeiros meses deste ano contra R$ 7,1 milhões no primeiro trimestre do ano passado. A secretaria de comunicação atribuiu o aumento ao fato de 2008 ter sido um ano eleitoral, no qual os parlamentares ficam mais perto de suas bases e realizam menos viagens a Brasília.

Venda clandestina

Uma comissão de sindicância da Câmara descobriu que agências de viagem tinham acesso direto ao departamento de passagens da Casa num esquema clandestino de venda de bilhetes. Até agora, pelo menos 18 deputados têm os nomes relacionados com a venda ilegal das passagens. O esquema só pode ocorrer com a participação de alguém do gabinete do deputado.

O corregedor da Câmara, deputado ACM Neto (DEM-BA) disse que todas as denúncias serão investigadas. Segundo ele, a participação de parlamentares em esquema de venda de passagens configura quebra de decoro, o que poderia resultar em cassação de mandato.

Cota extra

Apesar da pressão para criar regras que limitem abusos no uso de passagens aéreas, projeto de resolução da Mesa Diretora da Câmara mantém um benefício extra de bilhetes para os líderes partidários. Eles poderão continuar a receber até 25% a mais do que teriam direito, segundo informação da assessoria da Câmara.

O projeto foi protocolado nesta sexta-feira (24) na Mesa Diretora e tem votação prevista em plenário para a próxima terça-feira (28).





Fonte: Do G1, em Brasília

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160865/visualizar/