Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 01:42

    Imprimir


O vereador Rubilan Nunes de Oliveira (PMDB) apresentou matéria na sessão ordinária da ultima segunda-feira (13), indicando ao executivo a necessidade de se criar uma parceria entre o poder público municipal e os moradores da cidade, na construção de calçadas e pinturas externas nas residências localizadas na área central, bem como na principal avenida que corta o perímetro urbano de Nortelândia, visando à melhoria no visual para torna - lá mais atrativa, chamando a atenção para incrementar a visita de turistas que frequentam o município em períodos de festas e eventos no decorrer do ano.

Já em parceria com os colegas Luiz Fernandes de Souza (PR) e Mariano Gomes Miranda (PSDB), Rubilan de Oliveira demonstrou a necessidade da implantação ou criação da residência terapêutica ou CAPS (Centro de Atenção Psico-Social), em razão do alto número de doentes mentais no município. O parlamentar apresentou com sugestão para abrigar o serviço, o prédio da antiga feira, construída no Bairro Novo Horizonte, que há muito tempo está inacabada e por força do tempo vem sendo destruída por fatores ligados a natureza. O local é amplo e fora do centro da cidade, com várias acomodações e devido à proximidade da Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro facilitaria o atendimento às pessoas com problemas mentais.

O vereador indicou ao município, através da Secretaria Municipal de Saúde, da necessidade de se efetuar a contratação em caráter excepcional ou por meio de concurso público, de um Nutricionista, visando à elaboração de um cardápio de acordo com a realidade atual do município, que seria repassado as escolas de Nortelândia, bem como aos idosos que freqüentam o Centro de Convivência dos Idosos e ainda na própria Unidade Básica de Saúde. A intenção é promover uma integração entre o ser humano e o alimento de forma contextualizada na sociedade, englobando um conjunto de conhecimentos estreitamente ligado às ciências biológicas, como a fisiologia, bioquímica e biologia.

Ele justificou sua iniciativa, apontando que Nortelândia apresenta um grande número de idosos com doenças crônicas degenerativas, tais como hipertensão, diabetes e outras associadas a hábitos de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, por exemplo. A contratação de um Nutricionista estará intimamente ligado às ciências comportamentais humanas, como a sociologia e antropologia.

De acordo com ele, a atuação desse profissional abrangerá três grandes áreas: nutrição em saúde pública, nutrição clínica e administração de unidades de alimentação e nutrição. Áreas como nutrição e marketing, e nutrição e esporte. Em todas as áreas, a educação nutricional e a atenção dietética farão parte da rotina profissional, cabendo ao nutricionista o planejamento, organização, direção, supervisão e controle de serviços de alimentação e avaliação de estudos dietéticos, bem como, as inspeções sanitárias relativas a alimentos fornecidos principalmente nas escolas municipais. “Ter bons hábitos alimentares é bem diferente de comer muito. Ai que entra em cena o nutricionista, esse profissional trabalha com aspectos individuais ou sociais da alimentação, orientando para uma alimentação saudável” disse Rubilan.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161406/visualizar/