Controle interno é tema de capacitação de gestores
Conselheiros e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso participam nesta quinta-feira, 02/04, de curso de capacitação de gestores da Prefeitura Municipal de Cuiabá. O evento tem como objetivo principal orientar os secretários e demais dirigentes dos órgãos municipais sobre as normas, funcionamento e responsabilidade de cada um na efetivação do controle interno da gestão.
O Corregedor-Geral do Tribunal de Contas, conselheiro Valter Albano, enalteceu a iniciativa da prefeitura de buscar a capacitação de seus dirigentes para o aprimoramento da gestão. Segundo ele, para que a administração pública tenha eficácia é necessário enxergar o planejamento como uma face e o controle interno como outra e ambos são a essência da qualidade. Albano ministrou palestra e também representou o presidente do TCE, Antonio Joaquim.
Durante a abertura do curso, que acontece no auditório da Sanecap, o prefeito Wilson Santos e o auditor-chefe do Município, Luiz Mário Barros, lançaram o Manual de Orientações Técnicas sobre Procedimentos de Rotinas na Administração Pública Municipal.
De acordo com o auditor da Prefeitura, o controle interno é hoje uma das grandes preocupações da administração de Cuiabá, não apenas por ser uma exigência legal, mas pela sua importância para a melhoria da gestão do Município. “Não é o Tribunal de Contas que está nos cobrando isso, mas é a sociedade que exige cada vez mais eficácia dos serviços públicos”, disse Luiz Mário.
O prefeito da Capital considerou que a administração municipal tem se esforçado, mas ainda tem muito o que fazer para garantir o funcionamento do controle interno. Além de fortalecer a Auditoria e manualizar os procedimentos e as rotinas de controle, Wilson Santos destacou a importância da aproximação da Prefeitura com a área técnica do TCE. “As orientações do Tribunal tem sido fundamentais para a melhoria da gestão pública”, destacou.
Comentários