Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 27 de Março de 2009 às 12:37
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), cobrou medidas que contribuam com a Universidade de Mato Grosso (Unemat). Riva defende a votação de um Projeto de Emenda Constitucional, em tramitação na Casa, que determina 2,5 pontos percentuais da receita corrente líquida, ampliando o orçamento da instituição em cerca de 30%. Ele destacou que a emenda prevê a instalação de campus em Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, sem alterar a reitoria de Cáceres, que continuaria sendo o pólo central da universidade.

“É preciso investir em educação, que é o instrumento de transformação social. A Unemat proporciona a milhares de trabalhadores o acesso ao curso superior, melhorando, significativamente, a qualidade de vida”, afirmou. Para Riva, não adianta investir em obras físicas, se o próprio povo não está qualificado para o mercado de trabalho. “Precisamos continuar ampliando e melhorando o orçamento da Unemat para oportunizar investimentos a médio e longo prazo”.

O presidente também informou que a presença da Unemat nos grandes pólos ajudaria a consolidá-la no estado. E, logicamente, promovendo a continuidade no trabalho de interiorização. “Meu sonho é ver a Unemat com 5% da receita corrente líquida”, disse, ao reconhecer o momento de crise, mas que a médio e longo prazo essa sugestão pode ser possível.

O deputado também lembrou que a dificuldade pela qual passa a entidade foi anunciada. Pois, segundo ele, durante a votação do PCCS já havia um alerta de que a entidade ficaria sem a capacidade de investimentos. Na época, a prioridade era a valorização dos servidores da Unemat. “Não houve irresponsabilidade. Há apenas uma manifestação daqueles que já sabiam que ao implementar o PCCS haveria o engessamento no orçamento. Alerta feito, inclusive, pelo reitor Taisir Karim. Então, não é justo jogar a responsabilidade nele”, questionou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162573/visualizar/