Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Março de 2009 às 14:20

    Imprimir


O deputado estadual Airton Português (PP) apresentou esta semana ao Executivo, duas indicações de incentivo turístico ao município de Curvelândia (311 quilômetros de Cuiabá) Oeste do Estado, com o intuito de promover a região. Em uma delas o parlamentar requer a construção de um terminal na localidade de Vila Cabaçal e a outra visa alocação de recursos para a realização da Festa do Queijo.

Segundo o deputado, anualmente são realizados naquela região dois eventos que atraem turistas de todo o Estado e demais localidades do País. O Festival de Pesca Esportiva que reuniu em 2008 mais de 20 mil pessoas e a Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Juntos, os eventos esportivo e religioso têm gerado emprego e renda para a população Curvelandense.

A localidade de Vila Cabaçal é de suma importância para o desenvolvimento turístico do município que se localiza às margens do Rio Cabaçal, um rio de corredeiras apropriadas para a prática de esportes radicais como o ?bóia cross? (descida do rio, feita geralmente em grupos. O esporte é praticado de barriga para baixo, deitando-se sobre a bóia com a cabeça na extremidade frontal da bóia e os pés na parte final, já praticamente dentro da água) e rafting (é a prática de descida em corredeiras em equipe, utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança), é perfeito para isolamento e reencontro com a natureza. No mesmo rio existe uma ruína de ponte que foi construída há mais de 80 anos, verdadeiro patrimônio histórico.

Para o deputado, o pedido de alocação de recursos para a realização da Festa do Queijo, se deve ao fato do evento possuir potencial turístico no município de Curvelândia, por meio da cultura local, das diversas manifestações tradicionais da região, do folclore, da música, artesanato e gastronomia.

Frisa que o produto é fabricado artesanalmente e tem sido de muita relevância, pois o sucesso do queijo já é conhecido de todo o Estado, inclusive com dimensões que requer maior investimento em programação cultural e de infra-estrutura. "O evento incentiva o turismo rural e agrega valor aos produtores rurais, destacando o papel econômico do homem do campo na suplementação alimentar, por meio da agricultura familiar e da pecuária do leite", justifica o deputado.

Ambas as indicações foram encaminhadas esta semana ao Executivo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes, Cultura e Lazer e, de Desenvolvimento do Turismo.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162984/visualizar/