Walace sensibiliza parlamentares para aquisição de máquina de hemodiálise
Preocupado com a saúde pública das crianças mato-grossenses, o presidente da comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, deputado Walace Guimarães (DEM) solicitou aos colegas parlamentares a aquisição de uma máquina de hemodiálise para tratamento pediátrico.
O pedido surgiu após uma reunião com a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional de Mato Grosso, Dr.ª Paulete M. D. Grando, em companhia da Dr.ª Theresinha Lermen. Segundo Paulete o Estado não disponibiliza de uma máquina especializada para o atendimento às crianças com problemas renais crônicos. “Sei que podemos contar com o apoio do deputado Walace, ainda mais quando o assunto está relacionado à área da saúde”, afirma.
O democrata ficou sensibilizado ao tomar ciência da história de um recém nascido portador da Doença Policística Autossômica Recessiva. “A Dr.ª Teresinha, que acompanha o caso, explicou que o estado de saúde do paciente é gravíssimo. Por se tratar de um paciente infantil a hemodiálise deve ser feita em uma máquina especial”, comenta o deputado ao afirmar à importância da aquisição da máquina para o tratamento de outras crianças.
A doença renal policística autossômica recessiva, também conhecida como cistos renais ou rim policístico, é um distúrbio renal hereditário que produz um aumento dos rins e interfere em sua função em razão dos múltiplos cistos formados no órgão.
O deputado ainda entregou ao plenário uma indicação para a construção do Centro de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica. Segundo o parlamentar, crianças que sofrem com doenças renais irão se beneficiar uma vez que, Mato Grosso não conta com nenhuma estrutura funcional para este tipo de atendimento. “A construção será um avanço na política de humanização no atendimento as crianças matogrossenses”.
Comentários