Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Março de 2009 às 16:09
Por: Justina Fiori

    Imprimir


O deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) reforçou hoje (16.03) a necessidade de união de toda a bancada federal e do governador Blairo Maggi para a retomada na implantação dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis. A retomada da obra requer o licenciamento de instalação, já solicitada pela ALL (América Latina Logística) ao Ibama. A avaliação foi feita esta manhã durante audiência do Fórum Pró-Ferrovia, em Cuiabá.

A maior reclamação dos participantes, incluindo o governador Blairo Maggi, senadores, deputados federais e estaduais, é com relação aos entraves burocráticos para aprovação dos projetos ambientais referentes à obra.

Wellington lembrou que os entraves não são exclusivos da Ferrovia Vicente Vuolo e citou os problemas ambientais que envolvem a construção da BR-319, no Amazonas, revoltando o próprio ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que já foi governador daquele Estado. “Diante dessa experiência, Alfredo Nascimento sugeriu a união de todos os setores da sociedade de Mato Grosso para resolver os entraves ambientais também existentes em obras de interesse do Estado”, conta.

Apesar dos entraves ambientais, o parlamentar acha possível o cumprimento do cronograma de execução da obra, que prevê a conclusão do trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis até o final de 2010. Ele diz que a diretoria da ALL está acessível e mobilizada em torno da questão.

O governador Blairo Maggi quer uma audiência com o presidente do Ibama e o próprio ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para tratar da questão. Segundo ele, é passada a hora do Congresso Nacional discutir novos limites para as questões ambientais, que têm sido ponto de estrangulamento de várias obras no País, inclusive as que estão incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento.

Durante a audiência, o governador determinou ao secretário estadual de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, a contratação de uma empresa para elaboração de estudos de viabilidade econômica para o trecho da Ferrovia Vicente Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá. Além disso, o Fórum Pró-Ferrovia quer a inclusão desse trecho no PAC.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163335/visualizar/