Assentados de Arenápolis solicitam máquina agrícola para comunidade
“Precisamos aumentar a colheita de produtos agrícolas no assentamento Imaculado Coração de Maria”, com esta frase o vereador Leonildo Pereira Cruz (PMDB) de Arenápolis iniciou a visita ao gabinete do deputado Antonio Brito, do mesmo partido.
Segundo o parlamentar, a comunidade que possui 76 famílias, vive da agricultura de subsistência, mas devido ao trabalho braçal de plantio e colheita dos produtos tem retorno financeiro limitado, que pode ser ampliado caso sejam contemplados com um trator.
“Com o sistema de trabalho manual os agricultores colhem apenas 40 sacas por hectare, porém, se tiverem um trator com grade, niveladora e colhedeira, eles poderão colher até150 sacas, no mesmo espaço”, esclarece o vereador.
Leonildo Pereira alega que o equipamento agrícola também será cedido a outros dois assentamentos do município. A prefeitura ficará responsável pelo funcionário e assistência técnica, em contrapartida os pequenos agricultores entram com o combustível.
Sensibilizado com a situação da comunidade, o deputado indicou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) a aquisição do equipamento.
“Os assentados necessitam desse veículo para a ampliação da renda. Desse modo, garantimos a fixação do homem do campo. Temos que oferecer esse suporte a quem vive da terra”, frisa Brito.
Atualmente, os agricultores comercializam os produtos do assentamento na feira local, mas com a obtenção do trator pretendem vendê-los também nos municípios vizinhos.
Comentários