Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Março de 2009 às 18:05

    Imprimir


A visita em Sinop (MT) na próxima quinta-feira (12) do ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, foi um dos assuntos comentados pelo deputado Wellington Fagundes (PR/MT) na Câmara dos Deputados nesta semana. Mangabeira visitará Mato Grosso para debater sobre o Plano Amazônia Sustentável (PAS) - A área de influência da BR163: Estradas Vicinais e Programa de Recuperação de Áreas Degradadas”.

Em discurso realizado na noite da última segunda-feira (09), Fagundes defendeu a urgência da finalização da obra da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), bem como a melhora da infra-estrutura de transporte da região amazônica. Para ele a falta de rodovias, ferrovias e aeroportos é um entrave no desenvolvimento da região centro-norte do estado.

“A construção da BR-163 é extremamente importante para a região. Não adianta alguns virem dizer que é preciso construir estradas de ferro, outras rodovias. Queremos também estradas de ferro, queremos um programa de aeroportos para a região amazônica, que hoje não está integrada por meio de aeroportos. Tudo isso vai promover a integração da Amazônia”, explica o deputado.

A BR-163 possui 3.467 quilômetros (Km) de extensão desde o município de Tenente Portela (RS) até Santarém (PA). Hoje, dos 1780 Km que ligam Cuiabá a Santarém, mais da metade, 953 km, ainda não estão asfaltados. Neste trecho estão localizados os municípios com maiores produções agrícolas de Mato Grosso. “A falta de infra-estrutura logística muitas vezes prejudica o escoamento da produção”, completa o deputado.

O debate sobre o PAS será realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento, na quinta-feira, às14 horas, no Parque Florestal em Sinop (500 Km ao Norte da Capital). Além de Mangabeira participarão da reunião, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra estrutura de Transportes – Dnit, Luiz Antônio Pagot, representantres do Ministério dos Transportes, parlamentares federai e estaduais e cerca de 40 prefeitos de municípios localizados na área de influência da BR-163.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163722/visualizar/