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Politica Brasil
Segunda - 09 de Março de 2009 às 16:37
Por: Luciana Cury

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O deputado federal Eliene Lima (PP) sugere ao Ministério da Educação a criação de um programa que vise melhorar o atendimento e o aprendizado de crianças e jovens deficientes matriculados nas escolas públicas de todo o Brasil. A nova iniciativa de inclusão, proposta através de um encaminhamento, funciona com a colaboração de outros alunos não deficientes.

“Pelo novo programa que proponho o aluno que desejasse monitorar os estudos de um colega com deficiência, fica responsável por auxiliá-lo em sua jornada escolar. Com isso o portador de deficiência passa a ter alguém que o ajude em suas tarefas diárias, das simples às mais complexas, no seu próprio dia-a-dia na escola”, diz Eliene ao acrescentar que para o aluno-cooperador podem ser atribuídos incentivos ou “bônus” a serem computados nos processos de avaliação.

Pelo programa proposto ao Governo Federal as vantagens atingem os portadores de necessidades especiais, que se sentirão mais amparados em seu cotidiano na sala de aula, quanto os alunos não-portadores, que vão ter em desenvolvimento os valores de coleguismo e de solidariedade, além de fazerem avançar o seu próprio desempenho escolar.

Para colocar o novo programa em prática, Eliene sugere a criação de bolsas de monitoria ou de estágio para alunos de licenciatura ou de cursos de formação de professores para o ensino básico, para atuarem nas escolas que abrigam alunos com deficiência. A idéia é caso haja falta de alunos que possam prestar auxílio aos colegas de sala de aula, que os universitários assumam a responsabilidade de ajudar os estudantes ‘especiais’.

“A inclusão não é uma prática educativa a ser feita de qualquer forma. Ela exige conhecimento e esclarecimento de pais, professore e alunos. E esse novo programa vem justamente unir os esforços entre todo o segmento escolar, fazer com que o aluno com deficiência seja acolhido da melhor forma possível”, finaliza Lima.





Fonte: Assessoria de Imprensa

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