Governo volta a discutir as obras da ferrovia em MT
Está confirmada a presença do governador Blairo Maggi (PR), na reunião que o Fórum Pró-Ferrovia, presidido pelo vereador Francisco Vuolo (PR), vai realizar na próxima segunda-feira (16), na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso.
É a primeira reunião que o Fórum realiza Neste ano com segmentos representativos da economia da Capital, da sociedade organizada, além de lideranças políticas (deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos), para retomar as discussões a respeito da retomada das obras da Ferronorte, a partir de Alto Taquari até Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso.
Na última terça-feira (3), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) mandou publicar, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 3.042, de 17 de fevereiro de 2009, autorizando o Projeto Executivo de Engenharia elaborado pela América Latina Logística Malha Norte S/A (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia e também concessionária por um período de 90 anos, renováveis por mais 90 anos, a executar 13 quilômetros da obra, no trecho entre Alto Taquari e Rondonópolis (Região Sul de Mato Grosso), o que é considerado pouco pelo presidente do Fórum.
“Não é o que nós queremos. Tivemos uma audiência pública em Brasília no primeiro semestre do ano passado com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e lá foi colocada claramente, a montagem da engenharia financeira necessária para a construção do trecho até Rondonópolis e a definição do traçado até Cuiabá, para a qual seria formada uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), uma empresa que ficaria incumbida de fazer a captação de R$ 700 milhões para cobrir o custo desse trecho, agora, nós queremos saber como é que ficou essa situação", disse Vuolo.
Também entrará na pauta de discussões a realização do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), no trecho que compreende a localidade de Mineirinho (60 km ao Sul de Rondonópolis), passando por Rondonópolis e chegando a Cuiabá.
Inicialmente, a idéia é que, a partir de Mineirinho, seria criado um ramal até Rondonópolis, porém, o Fórum não aprovou a idéia, temendo que, a partir desse ramal, fosse feito o desvio do traçado original, fazendo com que a Ferronorte se afastasse de Cuiabá, ao invés de chegar até a Capital mato-grossense.
O Fórum Pró-Ferrovia não se reuniu no segundo semestre do ano passado, por conta de se tratar de um ano eleitoral. De acordo com Vuolo, essa foi uma decisão para evitar qualquer comentário a respeito de uma possível utilização da Ferrovia como fato eleitoreiro.
“Muita gente confunde as coisas, então, para evitar qualquer coisa dessa natureza, preferimos deixar as coisas quietas, porém, agora estamos retomando as discussões porque se trata de um interesse do Estado de Mato Grosso e não do vereador Vuolo, ou do governador Blairo Maggi”, completou.
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