Abicalil confirma a tríplice aliança PR-PT-PMDB
O deputado federal Carlos Abicalil, presidente regional do PT, confirmou neste sábado (7) que PMDB, PR e a legenda petista vão fechar uma tríplice aliança rumo a 2010. Segundo ele, a tendência é do bloco aglutinar também outras legendas, como PP, PDT, PC do B e PPS. A exemplo do PMDB, o PT deve se reunir com o PR nos próximos dias para tentar "amarrar" desde já esse entendimento. O encontro está previsto para segunda (9). "Depois dessa reunião, teremos uma outra com o PMDB e depois reuniremos PMDB, PT e PR em um só encontro para que permaneçamos unidos", ressaltou Abicalil, principal líder no Estado da Unidade na Luta, corrente majoritária do PT.
Na avaliação do dirigente petista, a cogitação de sua candidatura ao governo é algo natural devido a sua trajetória pública. Pondera que é cedo para definição de nomes com vistas a cargos majoritários. "Não tivemos nenhuma reunião com todo o partido. A primeira discussão será apenas em 25 de abril, no encontro estadual", diz Abicalil. Ele não descarta ainda uma candidatura ao Senado.
O deputado lembrou, momento antes de abrir o seminário na AMM, com as presenças do ex-ministro José Dirceu, e do ministro da Previdência, José Pimentel, que seria debatido questões estratégicas de uma corrente interna, mas também projetos do PT para o pleito de 2010. "Vamos falar de vários assuntos e é natural que discutamos as próximas eleições. Mas a orientação é para que definições não sejam tomadas agora". Na pauta do seminário estão temas como crise econômica e o papel do Estado, o antipetismo e alianças políticas.
Comentários