Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Março de 2009 às 07:50

    Imprimir


O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) solicitou à Secretaria de Estado de Saúde, por meio de indicação parlamentar, a aquisição urgente de uma ambulância equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender ao município de Sorriso (a 430 km de Cuiabá). Isto porque, Sorriso é referência em atendimento hospitalar na região médio-norte e não possui sequer uma UTI móvel.

Além de oferecer assistência hospitalar aos seus mais de 60 mil habitantes, o município é sede do Consórcio Regional de Saúde da Região do Alto Teles Pires e presta atendimento a mais de 300 mil pessoas, oriundas dos quinze municípios que compõem o consórcio.

“Todos sabemos da necessidade de se manter uma UTI móvel em cada município, ainda mais num município polo. O atendimento a pacientes em estado grave praticamente fica fadado ao fracasso sem esse mecanismo”, reforça o deputado.

A ação do deputado foi provocada pelo pleito de vereadores de Sorriso. De acordo com o vereador Luis Fábio Marchioro (PDT), se o paciente da região precisar de atendimento de uma UTI móvel gratuita é preciso acionar uma empresa de Cuiabá ou então o serviço, porém privado, de Sinop, que fica a 90 quilômetros de Sorriso.

“Considerando que a distância até a Capital é de mais de 400 quilômetros, em momentos de urgência, esta distância pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, enfatiza Luiz Fábio. “E muitas pessoas já viveram a angústia da ausência desta infraestrutura”.





Fonte: Rádio Sorriso com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164009/visualizar/