Riva faz indicações para atender municípios
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), defendeu diversas ações para promover o fortalecimento dos municípios matogrossenses. Entre as iniciativas, Riva quer a revisão do ICMS e aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a fixação de um teto mínimo. Ele também encaminhou indicações às secretarias de Estado solicitando algumas ações urgentes para atender o interior. O trabalho municipalista de Riva tem atraído muitas lideranças políticas em seu gabinete, que pedem apoio do parlamentar junto aos poderes para atrair novos empreendimentos em suas cidades.
Riva explicou que as diferenças no repasse entre um município e outro geram as desigualdades regionais, e para as cidades saírem do atoleiro de dívidas e terem condições de gerir plenamente projetos de desenvolvimento a médio e longo prazo é fundamental essa revisão. “É uma questão de conscientização. A União deveria abrir mão de uma parcela do percentual que cabe a ela, em prol dos municípios. As cidades têm sido brutalmente penalizadas, porque as obrigações aumentam a cada ano e os recursos diminuem”.
Nesta semana, o deputado reivindicou melhorias à malha viária de Colíder e Peixoto de Azevedo. Para Nova Bandeirantes foi indicada uma patrulha mecanizada para a recuperação das estradas que dão acesso a Gleba Japuranã. Essa proposta também beneficiará a população de Alto Boa Vista. Esse município, que fica a mil quilômetros de Cuiabá, será contemplado, ainda, com a construção de uma quadra esportiva coberta na Escola Estadual João Rezende de Azevedo.
“A quadra esportiva será usada pelos 700 alunos que poderão praticar esportes e atividades culturais com mais conforto. Vamos focar nosso trabalho na busca de medidas que solucionem as desigualdades regionais”, avalia o presidente, que recebe diariamente comitivas lideradas por prefeitos e vereadores.
Em Peixoto de Azevedo é preciso pavimentar as ruas Mato Grosso, Caiçara, Santa Isabel e Travessa Peixoto, no bairro Aeroporto. E as ruas Amazônia e Pará, no bairro Mãe de Deus. Já para Canabrava do Norte, Riva pediu a instalação de telefonia celular para o distrito de Nova Primavera. O ofício também foi remetido ao Serviço Móvel Pessoal (SMP), da Brasil Telecom.
A comitiva de Novo São Joaquim reivindicou equipamentos para o hospital municipal, bem como a aquisição de uma ambulância; recapeamento de três quilômetros de asfalto na via urbana, conclusão da sede da APAE; construção de um centro de convenção e aquisição de máquinas de costura para atender aproximadamente 100 mulheres, no sistema de cooperativa. Essas indicações serão direcionadas ao Governo do Estado.
Comentários