Maggi anuncia Ferra como o novo chefe do MPE
O governador Blairo Maggi anuncia nesta terça no início da tarde o nome do promotor de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho como novo procurador-geral de Justiça do Estado. Primeiro, o chefe do Executivo Estadual vai receber em seu gabinete no Palácio Paiaguás o procurador-geral Paulo Prado, prestes a concluir o mandato, e os quatro candidatos ao posto de chefe do Ministério Público Estadual, inclusive o procurador João Batista de Almeida, que ficou de fora da lista tríplice.
Ferra, que teve apoio explícito de Prado na campanha, foi o mais votado. Chegou a 105 votos. Seu nome encabeça a lista encaminhada para o governador, que tem a prerrogativa de escolher quem achar conveniente. Compõem também a relação a procuradora Naume Denise Nunes Rocha Muller, que obteve 66 votos, e o promotor Alexandre de Matos Guedes, com 37 votos.
Em conversas informais, o governador adiantou que vai optou pela nomeação de Ferra. Desta vez, ele quer legitimar o resultado da eleição interna dos membros do MPE. A escolha pelo nome de Naume ou de Guedes contrariaria o próprio Prado, com quem Maggi mantém boa relação institucional. A posse do novo procurador-geral de Justiça está prevista para 3 de abril. O mandato é de dois anos. Ferra será o primeiro promotor a ocupar o posto, exercido até hoje somente por procurador.
O governador vai se reunir ao meio-dia para um almoço com Prado e com os quatro membros do MPE que disputaram a chefia da PGJ. Ele vai defender que o MPE continue uma instituição forte e independente e que se mantenha unida em defesa dos interesses da sociedade. Vai reforçar esse discurso porque entende que a cada pleito eleitoral costuma ocorrer acirramentos e desentendimentos de alguns de seus membros.
Comentários