Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 02 de Fevereiro de 2009 às 16:39
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em fiscalização do período da piracema na Regional de Tangará da Serra, apreendeu no último final de semana sexta-feira (30.01), cerca de 200 kg de peixes na estrada denominada “Tira Sentido” no município de Denise (200 km de Cuiabá).

Segundo o Diretor Regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, a ação de fiscalização está sendo constante também na região, intercalando os trabalhos nos principais rios e também com barreiras nas estradas normalmente utilizadas para acesso às áreas de pesca. Na fiscalização deste final de semana, Marcelo Rocha da Silva, foi abordado com 116 Kg de peixes em um gol branco, placas JEQ 7960.

A operação de fiscalização foi coordenada pelo analista de Meio Ambiente, Cláudio Takayuki Shida. Além do pescado apreendido outros 80 kg foram localizados com motociclistas que ao verem a barreira jogaram o pescado e fugiram sem os peixes. A multa aplicada foi de R$ 7.320,00 (sete mil, trezentos e vinte reais).

Os peixes não estavam amparados com a documentação exigida para o transporte (nota fiscal, recibo e guia de trânsito e controle de pesca), ou seja, são peixes não tinham procedência legal, o que é proibido nesta época do ano, período da “piracema”, onde os peixes se reproduzem.

A Piracema vai até o dia 28 de fevereiro e a fiscalização ocorre com a participação de policiais e bombeiros militares que garantem a segurança nas barreiras localizadas nas estradas, rodovias e também nos rios. Estas ações ocorrem através da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca, Unidades Regionais da Sema, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Delegacia Especializada do Meio Ambiente com o apoio das Polícias Civil, Militar e Ambiental.





Fonte: Assessoria Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165346/visualizar/