Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Janeiro de 2009 às 07:52
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Pesquisa divulgada pelo Ipec revela que prefeito assume dianteira na corrida política, ao passo que Pagot é último colocado no termômetro eleitoral

Se as eleições ao governo do Estado fossem hoje, o prefeito Wilson Santos (PSDB) ocuparia o primeiro lugar na disputa, com 26,58% da preferência do eleitor. Os dados constam em pesquisa estimulada feita pelo IPEC (Instituto de Pesquisa do Centro-Oeste). O senador Jayme Campos (DEM) e o vice-governador, Silval Barbosa (PMDB) ocupam a segunda e terceira posições, com 17,65% e 8,35%, respectivamente. O diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot (PR), surge na última colocação, com 3,63%.

A pesquisa junto à população de Mato grosso foi realizada no período de 11 a 16 de dezembro de 2008. Nessa fase, 42,32% dos 1.569 entrevistados não opinaram. A amostragem foi feita em 53 municípios pertencentes a oito regiões do Estado. Embora seja o nome mais lembrado do PR para a sucessão do governador Blairo Maggi (PR) em 2010, Pagot ocupa as últimas colocações entre os entrevistados de todas as regiões consultadas.

Os quatro nomes sugeridos aos eleitores do Estado na pesquisa despontam hoje, em suas respectivas legendas, como grandes possibilidades para virem a encabeçar chapa majoritária nas eleições de 2010. Cotado para assumir a liderança do projeto tucano, Wilson Santos tem afirmado que cumprirá seu mandato de forma integral, ao contrário do discurso de líderes ligado ao tucano.

Além do cômputo geral na pesquisa, o prefeito também lidera a disputa ao governo entre os eleitores de dois expressivos colégios eleitorais – as regiões da Baixada Cuiabana e do Sul do Estado. Na Baixada, ele lidera com 49,59%. O senador Jayme Campos se confirma no segundo lugar, com 11,73% da preferência do eleitor. Pagot ocupa o terceiro lugar, com 4,32%, seguido por Silval Barbosa, que aparece com 0,21%.

No Sul, Wilson Santos novamente ocupa a preferência do eleitor, com 13,79%. Jayme se aproxima do gestor com 10,78%. Nesse cenário, Pagot aparece com 3,02% e Silval Barbosa com 0,86%. Com seu berço político no Nortão do Estado, o vice-governador ocupa o primeiro lugar na preferência dos eleitores da região Norte de Mato Grosso, com 30,47%. Nesse quadro, o senador democrata angaria 18,75%, se confirmando no segundo posto da pesquisa por região. O chefe do Executivo tucano conquista 13,76%, seguido por Pagot, com 4,30%.

A pesquisa destaca ainda que o senador democrata está à frente da disputa nas regiões do Médio-Norte, Oeste, Vale do Araguaia e Baixo Araguaia. Jayme conquista a preferência dos entrevistados da região do Médio-Norte com 24,31%. O prefeito tucano surge nessa fase com 23,76%, demonstrando disputa acirrada com o líder do DEM no Estado. Pagot e Silval contabilizam 4,97% e 1,66%, respectivamente.

Jayme mantém 40,72% da preferência do eleitor da região Oeste de Mato Grosso. O prefeito tucano aparece com 20,36%. Silval e Pagot asseguram posição de lanterna, com 6,59% e 0,60%, respectivamente. O senador democrata novamente trava uma disputa acirrada com Wilson Santos na região do Vale do Araguaia, onde lidera a preferência com 13,68% seguido pelo prefeito tucano com 12,63%.

Silval Barbosa lidera a disputa na região Noroeste do Estado com 20,99% da preferência dos votantes. Pagot surge nessa fase com 9,88% seguido de Wilson Santos, que contabiliza 8,64%. Jayme lidera a preferência do eleitor da região do Baixo

Araguaia com a soma de 30,99% do grupo entrevistado. Nesse cenário, o gestor tucano mantém 18,31%, seguido por Silval Barbosa, que contabiliza 4,23%.

A disputa pela sucessão de Blairo Maggi, que completará oitos anos de governo, mexe com os bastidores dos partidos políticos e incita a troca de farpas entre líderes. Espelho disso é o PR, onde Pagot enfrenta a concorrência com o deputado estadual Sérgio Ricardo.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166345/visualizar/