Presidente do PT cobra apoio do PMDB a Viana no Senado
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse nesta quarta-feira (14), que o apoio do PMDB para a eleição do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado é “uma questão de bom senso”, segundo informações do site do partido.
Viana disputa o cargo com o atual presidente da Casa, Garibaldi Alves, que é do PMDB. No entanto, há rumores de que o senador José Sarney, também peemedebista, poderia entrar na disputa.
A candidatura de Garibaldi Alves tem sido atacada com acusações de que seria inconstitucional pelo fato de ele, se eleito, assumir um segundo mandato.
A Constituição proíbe a reeleição dentro de uma mesma legislatura, mas o atual presidente argumenta que exerce apenas um “mandato tampão”, por ter sido eleito para o cargo após a renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL).
Segundo o site do PT, Berzoini lembrou que, na Câmara, o partido apoia a candidatura do peemedebista Michel Temer como cumprimento do acordo que ajudou a eleger o petista Arlindo Chinaglia para o comando da Casa em 2007.
“É mais do que razoável, portanto, que haja a contrapartida do apoio peemedebista a Tião Viana no Senado. Não se trata de pré-condição, mas de uma questão de bom senso”, afirmou.
Comentários