Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Janeiro de 2009 às 13:44

    Imprimir


O presidente do PT, Ricardo Berzoini, divulgou nota defendendo que a candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado por uma "questão de bom senso". A candidatura de Tião é ameaçada pela pressão da bancada do PMDB de lançar o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) para o cargo. O PMDB que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dê seu apoio à candidatura de Sarney.

A candidatura de Sarney --que ainda não foi oficializada-- contraria a disposição do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) de tentar a reeleição no Senado. O PMDB, entretanto, alega que a candidatura de Garibaldi pode ser questionada juridicamente e por isso o nome de Sarney seria o mais viável.

Contra a costura em torno do nome de Sarney, o ex-ministro José Dirceu defendeu no seu blog que os deputados petistas "traiam" a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. Pelo acordo inicial entre PT e PMDB, os dois partidos se alternariam na presidência da Câmara e do Senado. Dessa forma, o PMDB ficaria com a presidência da Câmara e o PT com a do Senado. Como o PMDB rompeu o acordo ao lançar candidatura própria no Senado, um grupo do PT entende que não deve mais apoio a Temer.

Berzoini lembra que o apoio a Viana em troca de votos do PT a Temer não é pré-condição, mas bom senso. "É mais do que razoável, portanto, que haja a contrapartida do apoio peemedebista a Tião Viana no Senado. Não se trata de pré-condição, mas de uma questão de bom senso", afirmou ele ao Portal do PT.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166503/visualizar/