Maggi neutraliza e mantém AL na palma da mão
O governador Blairo Maggi inicia o sétimo dos oito anos de mandato sem nenhuma preocupação com a Assembléia. Todos os 24 deputados são tidos como aliados. Parlamentares como os petistas Ademir Brunetto e Alexandre Cesar que, em tese, deveriam ser opositores considerando o histórico ideológico e as posições políticas no Estado, se transformaram em governistas de carteirinha. Eles seguem o que determinou a direção do PT, assim que perdeu as eleições de 2006 para governador com a senadora Serys Marly. Sob argumento de que Maggi é aliado do presidente Lula, o petismo se aproximou do Palácio Paiaguás e foi recebido com cargos. Assim, sacramentou-se a aliança. Brunetto virou até vice-líder do governo na AL, enquanto o deputado licenciado Ságuas Moraes se transformou em secretário de Educação e, de quebra, tem como uma das adjuntas a ex-deputada e então opositora ferrenha Verinha Araújo.
Outra bancada que também não contrapõe a administração é a do PSDB, com os deputados Guilherme Maluf e Chica Nunes. Mesmo com posições duras contra o governo de seus principais líderes, principalmente do ex-senador Antero de Barros, os dois parlamentares preferem uma relação de quem deseja ser aliado da turma da botina. No muro, os deputados Otaviano Pivetta (PDT) e Percival Muniz (PPS) se manifestam na base do bate-e-assopra.
Nem mesmo as articulações visando eleições majoritárias futuras, que colocariam em campos opostos candidaturas de partidos como DEM, PPS, PP, PDT e setores do PMDB e PSDB são capazes de desgrudar deputados da base da administração Maggi. Eles preferem as benesses do poder. E, assim, Maggi vai tocando o seu governo com um Legislativo "na palma na mão", frase utilizada pelo rei da soja na sua primeira campanha vitoriosa a governador, em 2002.
Quem são os deputados estaduais
PP
Campos Neto
José Riva
Airton Português
Maksuês Leite
PR
Mauro Savi
Sérgio Ricardo
Sebastião Rezende
João Malheiros
Wagner Ramos
Jota Barreto (*)
PMDB
Adalto de Freitas
Nilson Santos
Antonio Brito (**)
DEM
Wallace Guimarães
José Domingos
Gilmar Fabris
Dilceu Dal Bosco
PT
Ademir Brunetto
Alexandre Cesar
PDT
Otaviano Pivetta
PPS
Percival Muniz
PSB
Wilma Moreira (***)
PSDB
Chica Nunes
Guilherme Maluf
------------------------------------------
(*) Barreto se efetiva no lugar de Juarez Costa, assim como (**) Antonio Brito na vaga de Zé do Pátio e (***) Wilma Moreira na cadeira de Chico Galindo
Comentários