Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Janeiro de 2009 às 18:11
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


O Partido Progressista entra o ano de 2009 com muita força e pode ser decisivo no processo sucessório do governador Blairo Maggi. Com o deputado estadual José Geraldo Riva, um dos políticos mais influentes do estado de Mato Grosso, retornando a presidência da Assembléia Legislativa (AL) e a eleição do vereador Deucimar Silva como presidente da Câmara dos Vereadores, a legenda fica em uma posição privilegiada. Digamos que os progressistas darão as cartas do jogo de agora em diante.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), mesmo que continue insistindo em negar, é o candidato natural dos tucanos ao governo do estado em 2010 e para chegar lá vai precisar e muito do apoio da Câmara. O candidato de Maggi, que pode ser Luiz Antônio Pagot, terá que trabalhar sua campanha com as ações do governo de Blairo, que, de certa forma, também fica este ano nas “mãos” do legislativo. Ou seja: Riva e Deucimar podem “travar” pautas, projetos importantes para o objetivo comum entre a “Turma da Botina” e a “Turma do Tênis”, comandar o Executivo Estadual.

Deucimar assumiu a Câmara prometendo moralização, afirmando que fará uma devassa nas contas da administração anterior, e, por final, avisou que sua posição em relação à prefeitura de Cuiabá dependerá do tratamento recebido pelo chefe do Executivo Municipal. Por enquanto tudo não passa de apenas discurso. Riva toma posse como presidente da AL no próximo dia 02 de fevereiro, e, ao contrário de Deucimar, não precisa mandar recados. No ano passado, o parlamentar mostrou que não teme um enfrentamento com Maggi. Teceu inúmeras críticas ao governo e deixou o Palácio Paiaguás de “orelha em pé” e “olhos bem abertos”.

O poder de articulação do cacique progressista é muito grande, a própria eleição de Deucimar foi uma prova disso. Desde que se iniciaram as discussões para a eleição da mesa diretora da Câmara, o nome do vereador nunca apareceu com postulante à presidência. Em poucos dias de conversações, com apoio de Riva, Silva conseguiu aglutinar nove votos e venceu. Deucimar também já mostrou que é grato e vai andar na linha determinada por quem ele chama de “líder maior”. O presidente da “Casa do Povo” tem agora além da AL, informalmente, a Câmara de Cuiabá.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166884/visualizar/