Lula se reúne com prefeitos em fevereiro para definir ações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá todos os prefeitos eleitos e reeleitos no país no dia 10 de fevereiro. Lula disse nesta segunda-feira que o objetivo do encontro é firmar parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais para tornar "o Brasil mais realista e cidadão". A idéia é definir uma série de prioridades nas áreas social para que sejam compactuadas as ações.
Lula afirmou que vai apresentar "uma pauta de reivindicações" para os prefeitos que incluirá metas para o fim do analfabetismo, redução da mortalidade infantil e medidas que viabilizem o registro civil em todo país. "O que eu quero é compactuar com eles [os prefeitos]", afirmou o presidente.
Para o presidente, é fundamental definir ainda políticas específicas para os municípios do Norte e Nordeste do país. Segundo Lula, é necessário respeitar as diferenças e necessidades regionais.
Segundo Lula, a orientação é para que todos os ministros do governo elaborem as ações que devem ser executadas em parceria com os governadores e prefeitos. Para o dia 10 de fevereiro, o governo pretende estabelecer as prioridades que deverão ser firmadas com os governos estaduais e municipais.
Lula tratou sobre a reunião com os prefeitos durante cerimônia de sanção do projeto de lei que cria 38 Ifets (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) no país. Participaram do evento parlamentares, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Campos (PDT), entre outras autoridades.
Comentários