Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Dezembro de 2008 às 12:05
Por: Jaime Neto

    Imprimir


Projeto de lei apresentado pela deputada Chica Nunes (PSDB) institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular das disciplinas da área de ciências humanas nas escolas estaduais. A aula de empreendedorismo, de acordo com a proposta, será ministrada aos alunos em todos os anos do Ensino Médio.

Segundo a parlamentar, é preciso oferecer ao estudante mais do que o conhecimento curricular. “O projeto tem o objetivo de promover as habilidades e competências do educando, que ajudarão na superação dos desafios na busca do primeiro emprego”, avaliou.

Entende-se por empreendedorismo o aprendizado que, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacita para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida. “A inclusão do Empreendedorismo nas escolas tem como idéia primordial tornar os alunos críticos e preparados para a descoberta de vocações, com criatividade e técnicas motivacionais que auxiliem no desenvolvimento de capacidades e habilidades individuais”, justificou a deputada.

Pelo projeto, compete à Secretaria de Estado da Educação oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento do tema em sala de aula, regulamentar e implementar ações pedagógicas que efetivamente garantam a inserção da aula de Empreendedorismo nas atividades e/ou programas que compõem o currículo do Ensino Médio.

Desta forma, a escola deverá atender os seguintes preceitos:

I – formação de alunos autônomos;

II – preparação para o mercado de trabalho;

III – construção de competências profissionais;

IV- desenvolvimento de habilidades pessoais;

V- identificação de oportunidades;

VI- fomento de atitudes positivas;

VII- planejamento para projetos de vida;

VIII- motivação para superação de obstáculos;

IX- estímulo à criatividade;

X– criação de cultura empreendedora;

XI- ampliação da relação aluno/escola e comunidade

“Hoje, cada vez mais o jovem precisa assimilar os ensinamentos do Empreendedorismo para transpor as inúmeras barreiras impostas pela alta competitividade. A missão da escola não se limita à inserção do aluno no mercado de trabalho, mas capacitá-lo para encarar os desafios de forma equilibrada e sustentável”, concluiu a deputada Chica Nunes.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167690/visualizar/