Projetos de deputados se limitam a homenagens
Na batalhão por apresentação de projetos, alguns dos 24 deputados estaduais têm se "superado" no quesito criatividadei. O democrata Wallace Guimarães, por exemplo, emplacou a proposta que declara como sendo de utilidade pública a Associação Mato-Grossense-Sócio-Cultural de Proteção a Natureza (AMPN), com sede em Várzea Grande. Outro projeto do democrata que foi sancionado pelo governador Blairo Maggi também chama atenção. Institui o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a finalidade de valorizar a conquista da liberdade de expressão gesto-visual das pessoas com deficiência auditiva. O Dia da Língua Brasileira de Sinais será comemorado em 24 de abril.
O deputado Percival Muniz (PPS) parece preocupado com a falta de homenagens prestadas ao senador Jonas Pinheiro, que faleceu em fevereiro deste ano. Ele propôs que a Praça das Bandeiras, na avenida do CPA, passe a se chamar Praça Senador Jonas Pinheiro. O governador também já sancionou o projeto. Jonas foi deputado federal por três mandatos e senador por duas legislaturas. Vários prédios e entidades têm sido batizados com o nome do ex-parlamentar.
Já Guilherme Maluf (PSDB) apresentou um projeto que oficializa a Festa de Nossa Senhora da Conceição como evento tradicional de manifestação cultural e religiosa do Patrimônio Cultural Mato-Grossense. É realizada no distrito de Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A realização da festa religiosa deverá constar no calendário de eventos culturais e turísticos, segundo o projeto de Maluf que já virou lei.
Wagner Ramos (PR), aquele que copiou um projeto na íntegra de uma parlamentar de São Paulo, propôs a ampliação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor para que haja maior conscientização da sociedade nas compras feitas em vésperas de datas comemorativas.
O presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo, conseguiu, após anos de tentativas sem sucesso, instituir o evento “Abrace o Rio Cuiabá” no calendário oficial do Estado. Será comemorado anualmente no 1º domingo de junho, em Cuiabá. O deputado José Domingos Fraga (DEM) conseguiu incluir no calendário turístico do Estado a Cavalgada da Amizade, realizada em julho em Arenápolis.
Comentários