Deputados analisam projeto de pavimentação da MT 020/246
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), recebeu na manhã dessa quarta-feira (03), uma cópia do projeto de pavimentação asfáltica da MT 020/246, que compreende a cidade de Chapada dos Guimarães (MT 251)- distrito de Água Fria - Lago do Manso, numa extensão de 46 km. Após analisar a proposta, o parlamentar deve se reunir com os demais deputados a fim de encontrar mecanismos para viabilizar ao menos uma parte dos recursos à obra.
“Esse projeto recoloca Chapada dos Guimarães na rota do turismo de Mato Grosso”, destacou Sérgio Ricardo. O suporte de infra-estrutura garantirá a criação de um corredor turístico no local.
A proposta defendida por representantes do trade turístico do estado, em parceria com o SEBRAE, a Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães, além de entidades civis organizadas, conta com apoio da deputada Chica Nunes (PSDB), que tem discutido junto aos demais parlamentares os benefícios sociais e econômicos do projeto, orçado em 18 milhões de reais junto à Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra).
“É uma alternativa que pode fazer toda a diferença para a região, tendo em vista que se trata de uma estrada que não tem problemas ambientais, pontes que a entrecortam e ainda apresenta um custo barato em relação a outras obras de estrada”, explicou Chica Nunes.
A fim de dar encaminhamento ao projeto, o deputado Walace Guimarães (DEM), que acompanhou a explicação sobre a importância da pavimentação para o desenvolvimento econômico e social, propôs que das emendas parlamentares fixas de 2009, os parlamentares destinem algo em torno de 800 mil reais cada um para execução da obra. A meta é que em oito meses todo o trajeto já esteja concluído em sua pavimentação e que até início de 2010 a via possa ser reinaugurada oficialmente.
Com o comprometimento junto à Segurança Pública do Estado, o presidente da Assembléia ponderou que a proposta das emendas parlamentares é adequada, mas precisa ser analisada com cautela tendo em vista que os recursos já estão empenhados prioritariamente ao setor da segurança.
“A iniciativa é de grande valia, porque reestrutura uma região que recentemente sofreu um declínio econômico. É preciso, entretanto, estudar com cautela os investimentos tendo em vista que já nos comprometemos em reorganizar a Segurança Pública de Mato Grosso”, lembrou Sérgio Ricardo.
Os deputados Alexandre Cesar (PT), Daltinho (PMDB), Chico Galindo (PDT), Campos Neto (PP) e Luizinho Magalhães (PP) também receberam cópia do projeto para análise e encaminhamento junto ao Executivo.
A ação dá visibilidade ao turismo para uma extensa região, ligando Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Parque Nacional de Chapada (Paredão Eco, Cidade de Pedra, entre outros pontos), Água Fria (distrito de Chapada dos Guimarães de origem garimpeira) e Lago do Manso, em todo seu entorno.
Comentários