Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Dezembro de 2008 às 09:32
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


Considerado um dos políticos mais experientes de Mato Grosso, especialmente nos bastidores, o deputado José Riva (PP), primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa, vê a descentralização da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) como um passo importante para o fortalecimento da própria entidade.

Essa situação, segundo ele, ficou consolidada em Querência, quando 21 prefeitos do Vale do Araguaia, tendo como porta-voz o prefeito de Água Boa, Mauricío Tonhá (PR), chegaram a defender a devolução de parte dos recursos transferidos pelos municípios para a sede da AMM.

Ou seja: os prefeitos querem dividir, pelo menos, o 1% que é transferido pelos municípios para a AMM, represando pelo menos meio ponto percentual para ficar na Associação do Vale do Araguaia.

"Acho que o fortalecimento regional é salutar e importante para que a AMM se mantenha como entidade catalisadora dos anseios dos municípios. Essa estrutura que está aqui deve ser regionalizada, dentro do possível, para atender os municípios nas regiões, em termos de elaboração de projetos, assessoria técnica e jurídica e no que mais for preciso", observou Riva, fazendo questão de ressaltar que essa era uma sugestão do Maurição de Água Boa.

"E eu concordo com ele (Maurição), porque não se pode ter uma estrutura muito pesada aqui em Cuiabá, em detrimento de outras regiões. Então temos que regionalizar a AMM, fazendo-a chegar lá na ponta, inclusive com estrutura", reforça.

Ainda segundo Riva, no encontro de Querência, essa tese ganhou força porque os quatro candidatos que disputam a sucessão de José Aparecido dos Santos, o Cidinho, atual presidente da AMM, está disposto a ir pro embate. São candidatos hoje: Pedro Ferreira (PP), de Jauru; Joemil Araújo (PMDB), de Rosário Oeste; Manoel de Freitas (PR), Terra Nova do Norte; e Dênio Peixoto Ribeiro (DEM), de Planalto da Serra.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168674/visualizar/