Deputada cobra compromisso dos governos contra a exploração sexual
Termina nesta sexta-feira (28/11) o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que está sendo realizado no Rio de Janeiro. A deputada Chica Nunes (PSDB) que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança ao Adolescente e ao Idoso da Assembléia Legislativa de Mato Grosso participa do evento que teve início na terça-feira.
A parlamentar informou que no congresso há delegações de diversos países e que está sendo possível ter um amplo conhecimento sobre o tema. “É triste saber que no mundo inteiro a exploração sexual de crianças existe em menor ou maior escala”, afirmou.
Segundo ela, foi muito oportuna a realização do evento no Rio de Janeiro, local de forte presença do turismo, um dos setores da economia apontado como fomentador do problema.
Reiterando que a exploração sexual infantil é uma terrível violação dos direitos, a deputada Chica Nunes cobrou maior ação dos governos em políticas públicas. “No Brasil é preciso um choque de educação, saúde, ou seja, de ações sociais. A maior violência está na própria casa com um pai desempregado e embriagado ou uma mãe drogada que explora o corpo da filha para obter dinheiro”, relatou.
Segundo a parlamentar, é necessário buscar mecanismos de combate também as novas modalidades de exploração como a pedofilia e a pornografia na internet. “Todos estes assuntos estão sendo debatidos em oficinas e palestras. Com a globalização, se faz necessário uma cooperação internacional. Este congresso tem sido importante, porém, critico o fato de que o evento passado aconteceu em 2001. Não podemos demorar tanto tempo assim para a realização de um congresso mundial desta natureza sob pena de perdermos o foco das discussões”.
Comentários