Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 14:05
Por: Márcia Martins

    Imprimir


Tramita na Assembléia Legislativa, um projeto de lei que estabelece a instalação de hidrômetros individuais em condomínios construídos na posição vertical. Com esta medida, o consumidor poderá pagar a conta de água individualmente.

O autor da propositura, deputado Campos Neto (PP), explicou que a iniciativa, além de fazer justiça por aquele que já evita o desperdício, ainda vai motivar outros consumidores a fazer economia do produto.

“A partir do momento que as pessoas verem suas contas baixar irá surgir uma nova postura. Não é justo que um cidadão econômico pague pelo exagero dos outros” opinou o parlamentar ao argumentar sobre os medidores do consumo de energia elétrica. “Eles são individualizados e não existe grande dificuldade do prestador do serviço fazer a aferição mensal do consumo”, esclareceu.

No projeto, o deputado explica que o prestador do serviço público de abastecimento de água fará a medição mediante requerimento do síndico ou responsável, pelo prédio. “Até porque, a adaptação das instalações para a medição individualizada será de responsabilidade do requerente e obedecerá aos padrões e critérios técnicos definidos pelo prestador do serviço”, informou.

Sobre a manutenção e a conservação das instalações para a medição individualizada, Campos Neto explicou que serão atribuições de responsabilidade do requerente, competindo ao prestador do serviço à manutenção e a conservação dos hidrômetros, bem como os procedimentos de leitura e cobrança pelos serviços prestados. Para isso foi sugerido que o hidrômetro –seja posicionado em local de fácil acesso.

Ainda no projeto, o progressista citou que os novos prédios deverão prever, na planta hidráulica, a instalação de hidrômetro para a aferição do consumo global de água e de um hidrômetro por unidade autônoma, para aferição do consumo individual. “Minha intenção é fazer prevalecer o direito do cidadão. Não é possível que uma pessoa que mora sozinha e passa o dia fora de casa, gaste a mesma quantidade de água que uma família de cinco pessoas - onde a maioria fica maior parte do tempo na moradia”, contextualizou Campos Neto.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168928/visualizar/