Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Novembro de 2008 às 13:52

    Imprimir


Pessoas que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do Estado serão agraciadas com o título de cidadão mato-grossense, no próximo dia 27, no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa, a partir das 19 horas. A honraria reconhece a dedicação e trabalhos de pessoas que desenvolveram ações em benefício do crescimento econômico e social de Mato Grosso, com políticas públicas que vêm ao encontro do bem-estar da sociedade.

“É uma homenagem justa para os que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso, pois esse reconhecimento vem carregado de simbologias aumentando mais o compromisso destas pessoas com o Estado e toda a população”, enfatizou o deputado José Domingos Fraga, autor das homenagens do próximo dia 27 (quinta-feira).

Entre os doze agraciados, a única a mulher a ser condecorada nesta sessão solene será Anadir Regina da Graça Paiva. A paulista conhecida em Sorriso como Dudy Paiva dedicou sua vida a causas sociais. Batalhadora e idealizadora, em 1978 quando no então Distrito não havia nenhuma estrutura realizou o primeiro natal dos moradores que margeavam a BR 163, no Km 746 até a cidade de Sorriso distribuindo doces e brinquedos, envolvendo na época toda a comunidade. Atualmente vive para as causas da APAE de Sorriso como agente fomentador e na Diretoria, realizando eventos para angariar fundos para a entidade, bem como envolver a comunidade em ações sociais e trabalhando com obras que melhorem as condições de vida dos portadores de necessidades especiais.

Outro nome de destaque e que também receberá a homenagem é o do empresário e produtor rural Darcy Getúlio Ferrarin, também de Sorriso. Ele se instalou no município no final dos anos 90. Gaúcho de Liberato Salzano chegou a Mato Grosso e primeiramente residiu em Nova Mutum, mas com sua visão de empreendedor encontrou no município de Sorriso o que necessitava para iniciar um dos maiores grupos agrícola desse Estado. Em junho de 2002 junto com outros parceiros fundou e presidiu o Clube Amigos da terra – CAT – associação sem fins lucrativos com a finalidade de promover a troca de experiências sobre o plantio direto e outras técnicas que visam preservar o solo, dando treinamento a seus associados, visando maior desempenho de suas propriedades rurais. Conscientizar a sociedade e empresários de Sorriso e região acerca da importância de se praticar a responsabilidade social e da preservação da natureza.

Um dos nomes mais conhecidos no município de Guarantã do Norte é o de Lauro Ramos Filho. Nascido em Goiás chegou ao município em sua fundação onde teve a oportunidade de demonstrar seu empenho e dedicação, em momentos de mudança de atividades econômicas pelo qual passou o Município de Guarantã, em um ditado popular arregaçando as mangas dedicou-se a várias atividades. Com seu potencial de empreendedor e de crescimento, articulando e acreditando no futuro gerou muitos empregos no Município, atualmente é o vice – prefeito da cidade.

Também será agraciado com a honraria Fernando Zafonato nascido em Concórdia – SC veio para Mato Grosso vislumbrando com o potencial de crescimento da região onde iniciou seus negócios. A partir daí sempre trabalhou com oportunidades para desenvolver ações que mostrassem seu potencial e colaborasse com o desenvolvimento da região e conseqüentemente do Estado. Atualmente foi eleito o prefeito de Matupá.

O técnico em agropecuária José Augusto Ascoli será outro homenageado, o estudante de pós-graduação em mercado Internacional é conhecido no município de Sorriso pelo seu potencial empreendedor, participou de inúmeras ações na cidade como a criação da Associação dos Produtores de Algodão de Sorriso (S’Cotton), foi Presidente da Comunidade Católica, participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social, participou da Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso, Apoiou a instalação do Laboratório da BM&F (Bolsa de Mercado e Futuro), participou da criação da associação da Criança e do adolescente e idealizou a construção de suas instalações, idealizou e participou da criação de uma usina para fabricação de leite e produtos derivados de soja, participa do Conselho Fiscal do FACUAL (fundo de Apoio a Cultura de Algodão) e é Vice-presidente do IAS (Instituto do Algodão Social), onde teve a oportunidade de demonstrar seu trabalho bem como se dedicar a causas sociais.

O catarinense Carlos Gilberto Frison foi o primeiro médico a se instalar em Sorriso no inicio dos anos 80, onde fundou e iniciou suas atividades no Hospital Maternidade Nossa Senhora de Fátima, também foi um dos fundadores da Unimed Norte de Mato Grosso. Sua capacidade bom relacionamento, planejamento, inteligência e simplicidade o fazem ser comprometido com a comunidade de toda a região do nortão mato-grossense.

Francisco José Nascimento é o único agraciado que não reside em Mato Grosso, porém é um batalhador de benefícios para todo o Estado. O acreano trabalha no INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Brasília/DF, onde presta relevantes serviços para o Brasil, especialmente para o Estado de Mato Grosso, nas questões relacionadas à reforma agrária e Agricultura Familiar.

O prefeito do município de Vera José Nilton dos Santos será outra personalidade que receberá o título de cidadão mato-grossense está em Mato Grosso desde 1978. O gaucho de Venâncio Aires é conhecido como prefeito Nick. Empresário possui uma fábrica de portas e batentes, situadas no município. Pelo seu empenho e dedicação prestou relevantes serviços para a comunidade local, levando esperança de melhores dias para sua região. Por todas suas qualidades pessoais e por sua reconhecida participação ativa em defesa dos interesses dos munícipes, seu carisma e bom senso, destaca - se na conquista de suas idéias em prol do desenvolvimento de Vera.

Ademir Zanella é um visionário. Ele se instalou no distrito de Boa Esperança do Norte, em Sorriso onde na época residiam apenas cinco famílias. No local não existia nenhuma infra-estrutura. Carismático e seu bom senso, o faz um ser humano de conduta irrepreensível e bondoso no meio social, Sempre trabalhou por conquistas relevantes e por seus serviços comunitários disponibilizados para aquela sociedade.

O empresário Arilton Cesar Riedi, é um grande agricultor de algodão, soja, milho, arroz e feijão, gerando muitos empregos diretos. Atualmente é presidente da Cooperativa Nutribio, com sua principal atividade a extração de óleos vegetais, ração animal e fabricação de biodiesel. É também diretor financeiro da Cooami – Cooperativa Mercantil e Industrial dos produtores de Sorriso, empresa essa que em seu quadro de associado representa 80% do algodão Sorrisense com 16.000 hectares, 52.000 hectares de soja, 23.000 hectares de milho e 2.500 hectares de feijão. Sócio proprietário da Algodoeira Celeste e presidente “S” Cotton Associação dos Cotonicultores de Sorriso, sendo que uma das principais conquistas realizadas juntamente com o então senador Jonas Pinheiro e o prefeito de Sorriso na época Dep. José Domingos Fraga Filho, a vinda do primeiro laboratório de algodão da BMF fora de São Paulo, beneficiando todos os produtores da região norte do Estado. Também é Presidente do Núcleo Norte da AMPA – Associação Mato-grossense dos produtores de algodão, entidade essa preocupada com a cotonicultura estadual e fonte de contato com os Governos Estadual e Federal, sempre em busca de soluções para os problemas que afetam a agricultura, onde teve a oportunidade de demonstrar todo o seu potencial de empreendedor.

Os dois últimos homenageados residem em Cuiabá. O primeiro é Robson Luis Slompo que é um dos colaboradores da Rede Cemat que merecem destaque e apesar de estar a pouco tempo em Mato Grosso é um dos responsáveis pela condução e execução do programa Luz para Todos, cujo investimento ultrapassou os R$ 630 milhões até outubro de 2008, beneficiando mais de 320.000 mato-grossenses de todas as regiões do Estado. Atuou também em áreas como da Comunicação Social, Programa de Eficiência Energética e Meio Ambiente, atuando no setor elétrico a mais de 21 anos e trabalha até os dias de hoje no segmento. Ele sonha para o Estado que o acolheu que ele ganhe cada vez mais destaque como celeiro do país e do mundo, com economia forte e desenvolvida, desenvolvimento social e industrial para melhor geração e distribuição de renda a todos os cidadãos mato-grossenses nascidos aqui e para aqueles que adotaram esta terra como sua.

O outro homenageado é Arlindo Antonio Napolitano vice-presidente de Operações da Rede Cemat. É o homenageado com menos tempo de Mato Grosso, porém com grandes serviços alcançados para o Estado. Um dos destaques é o trabalhando desenvolvido pela dentro da empresa, liderou a equipe na melhoria da imagem pública da empresa, levando a Distribuidora a ganhar pela primeira vez, os prêmios mais importantes do setor elétrico: Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), como Melhor Distribuidora do Centro Oeste em 2007, e o Prêmio Abrade 2008, em duas categorias: Melhor Empresa das Regiões Norte e Centro Oeste, acima de 500 mil consumidores e Maior Evolução de Desempenho no País. Conseguiu grandes avanços que estão sendo desfrutados por todos os cidadãos mato-grossenses.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169026/visualizar/