Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Novembro de 2008 às 15:22
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Mesmo com sua existência somente na teoria e ainda na dependência de ajustes para funcionar na prática, o orçamento participativo de Várzea Grande, sob a gestão Murilo Domingos (PR) acabou sendo destaque no Congresso Nacional. Os elogios não partiu de nenhum senador mato-grossense. Vieram da goiana Lúcia Vânia (PSDB).

Em discurso da tribuna, a senadora discorria sobre exemplos de políticas públicas que estão melhorando a vida da população, embasadas em uma nova maneira de administrar. Disse que não basta implementar programas sociais. Eles devem ser acompanhados de um conjunto de políticas públicas levadas a cabo pelo Estado, entre elas o orçamento participativo. Foi aí que a parlamentar tucana citou Várzea Grande.

O curioso é que o projeto que seria "pioneiro" nunca foi comentado por nenhum dos três senadores mato-grossenses - Jayme Campos e Gilberto Goellner (ambos DEM) e Serys Marly (PT). O orçamento participativo de Várzea Grande foi implementado pela secretária de Planejamento Ester Inês Scheffer, há seis meses no cargo. Ela é pesquisadora, fiscal aposentada de tributo estadual e dirigente do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Acompanhamento Orçamentário (Imbraco).

Segundo dados oficiais da pasta do Planejamneto, já foi realizado levantamento das prioridades em 80 dos 141 bairros. As audiências públicas são acompanhadas pelo Ministério Público. Durante as reuniões são levantadas problemáticas, como a falta de água e esgoto, escolas, creches, poluição, iluminação pública, segurança, coleta de lixo e postos de saúde. Num dos encontros no bairro Pituguar, os moradores citaram, por exemplo, o incômodo com um chiqueiro.

Assim que as audiências são finalizadas, a equipe da prefeitura, sob Ester Inês, elabora um relatório com plano de metas. A secretária destaca que muitas reivindicações são atendidas de imediato. A intenção é destinar melhor os recursos no atendimento as demandas dos bairros.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169117/visualizar/