AMM reúne hoje prefeitos eleitos por três dias
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) reúne a partir desta quarta-feira, 12, os prefeitos eleitos e atuais para compartilhar experiências, conhecimentos e discutir os principais temas do municipalismo, durante o Encontro de Gestores Públicos de Mato Grosso.
O evento será realizado até o dia 14 novembro, sendo que nos dias 12 e 13, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e o Sebrae, no Centro de Eventos do Pantanal, em período integral, e dia 14, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, na Escola Superior de Contas do TCE.
A AMM está mobilizando os prefeitos eleitos e os atuais para uma série de painéis apresentados pelo secretariado do Governo Estadual e representantes do Governo Federal sobre os convênios e as parcerias que podem ser estabelecidas com os municípios. O tema do evento, que acontece paralelo a Expo Brasil, será: Novos Gestores, um pacto pela qualidade da gestão.
O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho, disse que a participação de todos os prefeitos é fundamental. A expectativa é promover a interação entre os gestores eleitos e a instituição municipalista, como também apresentar os principais serviços oferecidos às prefeituras. “Vamos informar os prefeitos eleitos sobre a atuação técnica e política da AMM e reafirmar o compromisso da instituição em lutar pelo fortalecimento dos municípios mato-grossenses”, destacou.
O ciclo de palestras vai abordar os seguintes temas: O Movimento Municipalista, suas Lutas, Conquistas e Perspectivas, com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; Criando Comunidades Sustentáveis em uma Era Global , com Michael Shuman.
A programação ainda inclui: Os Desafios para a Implementação de uma Boa Gestão; Experiência de Gestão Municipal, Boas Práticas de Empreendedorismo Municipal, Educação de Qualidade, Orientação para a Qualidade de Gestão; Desenvolvimento Social, Orientação e Direcionamentos; Meio Ambiente: Desafios e Oportunidades para os Gestores Municipais; Planejamento e Desenvolvimento Urbano: Gestão Territorial Responsável; Governança Democrática no Território: possibilidades e desafios; A Importância da Fixação de Renda para o Desenvolvimento Local e Territorial.
O dia 13, à tarde, está reservado para apresentação dos programas estaduais e federais. Serão promovidas palestras sobre os seguintes temas: “Recursos do FCO”, com Totó Parente, do Ministério da Integração Nacional; “Programas do Ministério das Cidades, com Rodrigues Figueiredo;“Convênios e parcerias do Incra com os municípios”, com o diretor nacional do Incra, Raimundo Lima, e o superintendente do Incra em Mato Grosso , João Bosco de Moraes; “Programa Luz para todos”, com Arlindo Antônio Napolitano, vice-presidente da Cemat e Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, da Eletronorte; “Programas e convênios de Saúde para os municípios”, com Augustinho Moro, Secretário de Estado de Saúde; “Aumento da arrecadação convertido em benefícios para população”, com Éder Moraes Dias, Secretário de Estado de Fazenda; “Fomento ao desenvolvimento dos municípios”, com Arcleide Dias Pereira, do MT Fomento.
O encontro encerra na manhã do dia 14, na Escola Superior de Contas do TCE, com palestras sobre os produtos disponibilizados pelo TCE para as prefeituras e sobre a Resolução de transição de mandato.
Comentários