Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Outubro de 2008 às 08:56
Por: Luana Lourenço

    Imprimir


Brasília - Com 47,91% dos votos dos eleitores cuiabanos no primeiro turno, o atual prefeito da capital mato-grossense, Wilson Santos (PSDB), aposta no equilíbrio das contas do município e na continuidade das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade para conquistar a reeleição no próximo domingo (26).

Santos apontou a “manutenção da austeridade fiscal” como a prioridade de uma possível segunda gestão à frente da prefeitura de Cuiabá. “Essa é a meta: nunca gastar mais do que se arrecada”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

O tucano aposta na fórmula, inclusive no caso de reflexos da crise financeira internacional na economia do município. “Sabendo que há uma crise nos rondando, a estratégia é a austeridade fiscal, não se pode fazer loucuras”, disse. O candidato à reeleição acredita que a experiência como administrador municipal durante a crise vivida pelo estado em 2006, por causa da queda dos lucros do agronegócio, seja uma vantagem na disputa nas urnas.

“Sou experiente em administrar com crise. Mato Grosso viveu uma gravíssima crise e nós conseguimos atravessar esse maremoto com segurança”, apontou o prefeito, que afirma ter conseguido manter salários em dia e tocar grandes obras de infra-estrutura no período.

A continuidade das obras de saneamento e habitação do PAC, em parceria com a União, também está entre a lista de prioridades de Wilson Santos. “Queremos chegar em 2012 com 80% do esgoto tratado e coletado. E universalizar o abastecimento de água tratada e de qualidade”, prometeu.

Apesar de integrar um partido de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Santos garantiu que as diferenças políticas não comprometem as parcerias e convênios do município com o governo federal. “Eu sou um prefeito de diálogo. Fui o terceiro colocado entre os prefeitos, que mais conseguiram recursos com o governo Lula. Estou com o presidente periodicamente, nunca o agredi, nunca o ataquei. Quando ele vem a Cuiabá, é recebido como um verdadeiro rei”, comentou.

No âmbito estadual, as diferenças são mais acirradas. O oponente de Santos nas urnas, Mauro Mendes (PR), é do partido do governador do estado, Blairo Maggi. “Mas a disputa não vai atrapalhar a relação estado/município, porque o governador é meu amigo há 14 anos. Temos uma amizade sólida”, ponderou.

Entre as propostas do candidato à reeleição também estão a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município e a universalização do programa Saúde da Família.

A campanha do segundo turno recebeu reforço de lideranças tucanas, entre elas do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da senadora por Mato Grosso do Sul, Marisa Serrano, e do vereador mais votado de São Paulo, Gabriel Chalita. O prefeito reeleito de Curitiba, Beto Richa, participa hoje (23) dos últimos eventos de campanha de Santos.

Pesquisa Ibope, divulgada no último domingo (19), apontou vantagem de 24 pontos percentuais de Santos em relação a Mauro Mendes. De acordo com o levantamento, o tucano seria reeleito com 58% dos votos totais, contra 34% de Mendes.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171030/visualizar/