Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 08:19

    Imprimir


Se contabilizados apenas os votos válidos, Wilson Santos tem 63,1% contra 36,9% do candidato republicano, Mauro Mendes

Levantamento da Voice Pesquisas revela ampla vantagem do prefeito Wilson Santos (PSDB) sobre o empresário Mauro Mendes (PR) na corrida pela prefeitura de Cuiabá. Os números mostram que, se o segundo turno fosse hoje, o tucano teria 55,7% dos votos, contra 32,5% de Mauro Mendes, na modalidade estimulada.

Os eleitores que não souberam ou não responderam totalizam 8,6%. Aqueles que disseram que não votariam em ninguém, em branco ou nulo chegam a 3,2%. Se levados em conta apenas os votos válidos, o candidato à reeleição teria 63,1%, contra Mendes 36,9%. Para se chegar aos votos válidos, é preciso desconsiderar o percentual dos que votam nulo ou em branco e os indecisos.

A coleta de dados foi realizada entre os dias 10 e 11 de outubro, ouvindo 600 eleitores em 85 bairros, além da região central da cidade. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, sob o número 072/2008.

A Voice ouviu a opinião do eleitor a respeito da administração de Wilson Santos, o que se transforma em um termômetro da possibilidade de reeleição. Dos cuiabanos, 7,5% consideram a administração ótima, enquanto 39,3% a consideram boa. Isso dá uma aprovação de 46,8%. Outros 36,3% dizem que é apenas regular. Os eleitores que tacham a administração de ruim e péssima chegam a 8,8% e 6,8%, respectivamente. Outros 59,8% dizem confiar no prefeito, enquanto 33% não confiam.

A pesquisa quis saber do eleitor qual é o candidato mais preparado para governar Cuiabá. Para 56,2% dos entrevistados, o tucano é o que tem mais capacidade. Mauro Mendes é citado por 29,2%. Não souberam responder 11,2% dos entrevistados.

Quando perguntados por que votam em seus candidatos de preferência, 29,8% dos eleitores de Wilson disseram que ele é “bom administrador”. No caso de Mendes, 32,3% citaram sua “competência como empresário”. E 27,8% disseram votar no republicano porque querem “mudança”.

Mauro Mendes lidera em rejeição na modalidade estimulada. Do total de eleitores, 38,8% disseram que não votariam no empresário “de jeito nenhum”. O grupo dos que rejeitam Wilson Santos chega a 23,8%.

O instituto quis saber o motivo da rejeição a cada um dos nomes. Daqueles eleitores que não votariam em Mauro Mendes, 39,4% alegaram não conhecê-lo. Dos que rejeitam o tucano, 28,4% o consideram mau administrador.

No quesito expectativa de vitória - no qual o eleitor é instado a dizer quem ele acha que vai ganhar a eleição independente de sua preferência -, Wilson é citado por 62% dos eleitores. Para outros 23,7%, no entanto, o vencedor será Mauro Mendes. Não souberam responder ou não responderam 14,3% dos entrevistados.

O instituto incluiu no questionário a seguinte pergunta: “você é a favor ou contra ataques e denúncias entre candidatos”. Nada menos que 77,7% dos entrevistados se disseram contra. Outros 15,3% se disseram a favor.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171557/visualizar/