Projeto de lei garante infra-estrutura á Fundação de Pesquisa
O deputado José Domingos Fraga (DEM) apresentou projeto de lei sugerindo a pavimentação asfáltica do pátio das instalações da Fundação Estadual de Apoio às Pesquisas Agropecuárias de Mato Grosso.
A proposta, lida no último dia 07, tem a finalidade de facilitar o acesso ao centro de pesquisas que funciona na fundação. O asfalto vai atender a um grande número de estudantes e profissionais do ensino na área de pesquisa, que residem em Sorriso -Região Norte de Mato Grosso.
O projeto pede asfalto para uma área de 9 mil metros quadrados, incluindo estacionamento e as instalações da fundação. O parlamentar prevê que as despesas sejam custeadas por dotações orçamentárias próprias, e suplementares se forem necessárias. “A Assembléia tem condição de proporcionar melhorias nas benfeitorias da instituição”, disse José Domingos Fraga.
O deputado ressalta a importância do asfalto pelos serviços prestados da fundação à sociedade de Sorriso e região. “Deve ser considerado a natureza de excelência dos serviços prestados por esta fundação, que está instalada em nosso Estado desde 1993”, avaliou o deputado.
Fraga argumenta que a instituição vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento do uso de tecnologia de ponta, melhoramento genético, qualidade, capacitação, trabalho e eficiência na solução de problemas que ameaçam o setor produtivo.
O parlamentar ressalta ainda a geração de empregos diretos e indiretos no âmbito estadual, como um quesito bastante relevante, que passa por pesquisas da instituição. “Os produtos oferecidos envolvem quase todas as empresas de máquinas, equipamentos, agroquímicos, fertilizantes e sementes, o que aumenta ainda mais sua atuação”, afirmou.
A fundação associou-se a inúmeros municípios das principais regiões produtoras do Estado, criando a maior rede de pesquisa distribuída estrategicamente, perfazendo um total de mais de 1000 há de experimentos.
Segundo José Domingos Fraga, os serviços apresentados pela fundação vêm aumentando a produtividade e a rentabilidade de nossos produtores, acelerando o processo de desenvolvimento sustentável, utilizando-se de técnica e tecnologia apurada, com as informações divulgadas em tempo real e para serem de imediato aplicado em campo.
Comentários