PPS dobra números de prefeitos em Mato Grosso
O PPS de Mato Grosso sai fortalecido da disputa eleitoral deste ano, pois dobrou o número de prefeituras que administra. De quatro atuais, a partir de 1º de janeiro a legenda estará a frente de oito municípios.
O resultado deixou satisfeito o presidente do Diretório Regional, o deputado Percival Muniz, que liderou desde o início d2 2007 a reestruturação da sigla, visando aumentar a representação partidária neste pleito. Além disso, o PPS terá sete vice-prefeitos, 94 vereadores e participará de dezenas de administrações as quais manifestou apoio e não participou da chapa majoritária.
“Para um partido que todos diziam que estaria fadado a morrer em Mato Grosso, ele mostrou que está vivo, que tem força para continuar crescendo com qualidade e, agora, tem todas condições para dialogar em igualdade com outras forças visando a construção de um projeto para 2010”, disse Percival. O partido é o sexto que mais elegeu prefeitos no Estado, ficando atrás de PR (32), DEM (23), PMDB (22), PP (21), e PT (18).
Um dos destaques do PPS é Lucas do Rio Verde, uma das principais economias do Estado e que conta com um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, onde o prefeito Marino Franz foi reeleito para mais um mandato com uma das maiores votações do Estado, mais de 70% dos votos válidos. Além de Lucas, o PPS venceu em São Félix do Araguaia, Santo Antônio do Leste, Ribeirãozinho, Porto Estrela, Canabrava do Norte, Confresa e Nova Nazaré (Veja abaixo os nomes dos prefeitos eleitos e os percentuais de cada um).
É bom lembrar que em 2004 o PPS tinha o governador Blairo Maggi (MT), além de vários deputados estaduais. Esse cenário ajudou a legenda, na época, a eleger 43 prefeitos e vereadores. Com a saída deles, a legenda perdeu centenas de vereadores e prefeitos, restando quatro (Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis e Itanhangá). Agora elegeu oito, um crescimento real.
Prefeitos Eleitos
São Félix do Araguaia – Filemon Limoeiro, com 52% dos votos
Santo Antônio do Leste - Reinaldo Exator, com 100% dos votos Ribeirãozinho - Professor Marcos, com 51% dos votos
Porto Estrela - Dito do Escritório, com 45%dos votos
Canabrava do Norte - Pastor Lourival, com 51% dos votos
Lucas do Rio Verde - Marino Franz, com 73% dos votos
Confresa - Gaspar, com 43% dos votos
Nova Nazaré - Railda, com 54,05% dos votos
Vice-prefeitos eleitos
Alto da Boa Vista – Alemão
Araputanga – Brasinha
Itiquira – Milton Cuiabano
Nova Olímpia – Luis Roberto
Nova Xavantina – Maria Aparecida
Tabaporã – Percival
Torixoréu – Juarez Costa
Comentários