Justiça Eleitoral realiza treinamento de mesários em Tangará da Serra
A Justiça Eleitoral de Tangará da Serra realizou neste sábado, 13, no auditório da Acits, treinamento para os mesários que irão trabalhar nas eleições municipais de 2008.
Divididos em turmas, os mesários passaram por um treinamento durante aproximadamente duas horas, recebendo todas as informações e orientações sobre como devem atuar nas sessões no dia da votação, 5 de outubro. Foram convocados 556 mesários, sendo aproximadamente 150 pessoas em cada treinamento.
De acordo com a Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral do Mato Grosso, Ângela Aparecida Gabana de Queiroz, durante o curso, os participantes aprendem as principais funções dos mesários, procedimentos para instalação da mesa receptora de votos, como emitir a zerésima (documento que confirma que urna não possui nenhum voto), fiscalização, propaganda e situações especiais que porventura ocorram no dia do pleito.
Os mesários, viram também sobre a montagem da seção eleitoral, instalação da Urna Eletrônica, o uso de roupas com propaganda eleitoral de partido, coligação ou candidatos, horário de início e término da votação (quais os procedimentos), dentre casos especiais, justificativa eleitoral, organização do material e entrega dos mesmos.
“O treinamento é fundamental para que eles tenham noção do importante serviço que irão desempenhar a serviço da democracia”, comentou.
Hoje 15, o treinamento continua a partir das 19h, para os mesários que irão trabalhar nas seguintes escolas: José Nodari, Sílvio Parternez, Antenor Soares, Decio Burali, Dom Bosco, Fábio Diniz Junqueira, Gentila Susin Muraro, Jada Torres, Joana Darc, Centro Cultural, Ayrton Senna.
A chefe do Cartório destaca ainda que, os mesários convocados que não puderam comparecer neste final de semana, dia determinado pela Justiça Eleitoral, para o treinamento, ele pode se apresentar em outro dia no próprio cartório para capacitação individual.
Comentários