Daltinho sugere criação de hospital estadual da terceira idade
O deputado Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a criação do Hospital Estadual da Terceira Idade em Mato Grosso. A unidade de saúde seria instituída por conta de dotações orçamentárias próprias, previstas no orçamento vigente e suplementadas, se necessária.
“O hospital estará voltado aos idosos através da implantação de programas especializados que priorizem pelo cuidado preventivo, pela diminuição dos custos hospitalares e, consequentemente, pela qualidade de vida”, justificou o parlamentar.
De acordo com o projeto, o hospital, que prestará atendimento ambulatorial, deverá contar com ações multidisciplinares devendo apresentar um quadro de profissionais composto por médicos geriatras, clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e auxiliares.
Na opinião de Daltinho, a chamada terceira idade é um segmento social cada vez mais importante no país onde há uma diminuição relativa da população mais jovem e o aumento proporcional dos idosos. “Tal constatação revela a importância cada vez maior de políticas públicas relativas à saúde voltadas aos idosos partindo sempre do preceito de que envelhecer com qualidade é um direito de todos, sendo imperativo ao Estado assegurar à sua população um atendimento digno”, afirmou o parlamentar em defesa de seu projeto.
Comentários