Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Agosto de 2008 às 08:43

    Imprimir


Os deputados Pedro Satélite (PPS) e José Riva (PP) apresentaram na sessão desta terça um projeto que assegura desconto de 50% na passagem para idosos e pensionistas que utilizarem o transporte intermunicipal (dentro do Estado). De acordo com a proposta, essa benefício é limitado aquelas pessoas da terceira idade que ganham até dois salários-mínimos.

Um dos representantes do Nortão no Legislativo mato-grossense e desbravadores de Guarantã do Norte, Satélite explica que hoje o idoso tem garantido por lei o direito a dois lugares por viagem nos itinerários intermunicipais. O problema é que essa concessão limitada não atende a demanda, o que gera transtorno, constrangimento e uma "fila" para se conseguir poltrona nos ônibus.

"Às vezes, o idoso precisa esperar alguns dias para conseguir passagem gratuita. A maioria não pode aguardar tanto e se vê obrigada a pagar a passagem. Então, com esse projeto, que garante pagamento somente da metade do valor da passagem, poderá viajar mais e sem esses aborrecimentos para visitar parentes e familiares e até nos casos de emergências", enfatiza o parlamentar.

Empresário no ramo de transporte, Pedro Satélite destaca que há muito tempo vem recebendo essa cobrança das pessoas idosas e dos movimentos voltados à terceira idade no sentido de, senão obter a gratuidade sem limitação de vagas ao menos definir um desconto especial na passagem. Ele resolveu, então, se unir ao colega Riva para viabilizar o projeto. Acredita que não só os demais deputados vão endossar a proposta, como o próprio governador Blairo Maggi.

O projeto começa a tramitar agora nas comissões. Satélite destaca que a idéia é beneficiar milhares de idosos e pensionistas. Para ele, são pessoas que precisam ter uma maior contribuição, inclusive das empresas privadas que, nesse caso específico, dariam um desconto especial nas passagens mas, por outro lado, motivar um maior movimento de passageiros. Hoje, de acordo com o parlamentar, em média as empresas que exploram o transporte intermunicipal cumprem itinerários circulando com 50% das poltronas vazias.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174436/visualizar/