Propaganda gratuita para vereador influencia pouco eleitorado, diz professor
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começou hoje (19), pode ser decisiva para os candidatos a prefeito, mas não deve resultar em maior número de votos para os que concorrem ao posto de vereador. A avaliação é do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Paulo José Cunha.
Segundo ele, a campanha no rádio e na TV tem dois objetivos: mostrar aos eleitores quem são os candidatos; e organizar as campanhas dos majoritários. Como o tempo dos candidatos proporcionais é menor, o resultado em votos também não será expressivo na opinião do professor.
“O tempo é tão curto que a primeira função é cumprida [de informar quem são os candidatos]. Dificilmente, você vai ter alguém, candidato proporcional, que tenha se elegido exclusivamente com o uso da propaganda do rádio e da televisão”, afirmou.
Ele acredita que em disputas majoritárias acirradas, uma campanha no rádio e na TV bem feita pode ser o diferencial. Já nos casos de eleições em que um candidatos a prefeito tem grande vantagem sobre os demais, a propaganda não terá tanta influência no resultado.
Em vez de privilegiar o horário eleitoral na TV e no rádio, José Cunha sugere que o candidato a vereador invista mais no contato direto com o eleitorado. “A campanha proporcional é feita, preferencialmente, no corpo-a-corpo. Reuniões com grupos de eleitores de determinada categoria profissional, gasto de sola de sapato na rua, participação em comício e o contato direto entre eleitor e candidato. A campanha se processa dessa forma e não por meios eletrônicos”, argumentar José Cunha.
Para José Cunha, os candidatos a vereador terão melhores resultados se concentrarem os discursos na TV e no rádio em dois ou três temas em que tenham maior afinidade e que sejam de interesse dos eleitores. “Com isso ele cria uma marca, uma carimbo perante o eleitorado”.
“Aquele que fala de tudo não está falando de nada. O candidato que trata de um tema e aprofunda mais o seu discurso em torno desse tema, é óbvio que ele terá mais chance de conquistar os votos dos interessados naquele tema”, argumentou o professor.
Ele lembra ainda que as formas de absorção da propaganda eleitoral ocorrem mais no plano emocional do que o racional. Nesse sentido, as músicas, jingle e bonitas imagens que mostrem o futuro prometido poderão ter bons resultados.
Os blocos diários da propaganda gratuita serão de 30 minutos no rádio, de 7h às 7h30 e de 12h às 12h30, e na televisão de 13h às 13h30 e de 20h30 às 21h. Os candidatos a prefeito vão ocupar as segundas, quartas e sextas-feiras e os candidatos a vereador as terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Nos domingos não será veiculada a propaganda. Haverá ainda inserções dos candidatos a prefeito de 15, 30 ou 60 segundos, a serem veiculadas pelas emissoras ao longo da programação, entre as 8h e a meia-noite.
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