Candidatos de Arenápolis participam de debate
Os três candidatos a de prefeito de Arenápolis se enfrentaram na manhã de sexta-feira 08 de agosto, afim debaterem suas propostas e projetos para o futuro do município.
Foi um momento histórico na política local, pois foi à primeira vez na história da cidade que os candidatos ficaram frente a frente e até puderam fazer perguntas um para o outro, relacionadas a projetos para a administração do município.
Os três candidatos Zé Mauro (PMDB). Farid (DEM) e Oliveira Sampaio (PP) participaram do debate que durou uma hora e meia, e todos tiveram direito ao mesmo espaço de tempo para respostas e perguntas. O primeiro a falar foi Zé Mauro, depois Oliveira Sampaio e por último Farid Tenório seguindo o sorteio.
A primeira pergunta foi sobre geração de emprego e renda para o município. Sobre esse assunto Zé Mauro, comentou que já na eleição passada tinha conhecimento dessa necessidade e por isso já era algo que lhe preocupava. Ele afirmou que é preciso ter parceiros e que um prefeito não administra sozinho e alegando que é preciso trocar a equipe.
O candidato Oliveira Sampaio afirmou que se preocupa com essa questão desde os anos 90 e que em 1996 foi candidato a prefeito já preocupado com essa questão, mas que não conseguiu se eleger e que em 2000, preocupado com a atual situação de desemprego lançou- se candidato e novamente não teve êxito só em 2005 assumiu a prefeitura e já começou a trabalha no sentido de gerar emprego e renda. "Agora Arenápolis está começando a se desenvolver gerando renda. ...hoje estaremos recebendo uma empresa que vai gerar duzentos empregos diretos, temos uma fabrica de sacaria que esta em processo de construção na cidade, um empresário de Chapecó-SC, tem interesse muito grande de montar no em nossa região uma metalúrgica especializada em equipamentos avícola e nos garantiu que a prioridade é Arenápolis. É nítido que a cidade esta crescendo e gerando emprego e que em 2009 será bem melhor porque estamos mudando o perfil econômico de nossa região." Afirmou Oliveira
Já o candidato Farid relatou que nos últimos 20 anos a questão tem sido relatada por todos prefeitos, mas em função da administração foi durante todo esse tempo deixada de lado, nunca foi encarado de fato como necessário, nunca foi feito como o poder público poderia fazer a diferença do empreendedorismo. Declarou que sempre foi uma de suas prioridades mudar o jeito de fazer política. "... a candidatura ela tem que nascer ela não pode ser um desejo pessoal e a partir daí você começa a pensar em uma equipe de trabalho, pessoas especializadas nas áreas que irão atuar e não lotear as secretarias da prefeitura. Isso é uma gestão compartilhada onde a população vai poder fiscalizar. O que prometemos podemos fazer, isso através do conselho de desenvolvimento do município e só quero garantir que o povo participe de todas as decisões em todas instâncias". Afirmou Farid
No terceiro e quarto bloco os candidatos fizeram uma pergunta um para o outro com o tempo de um minuto para pergunta e dois minutos para réplica e três para tréplica.
O candidato Zé Mauro perguntou para o Farid, como ele falava para o povo que tinha o apoio do governador Blairo Maggi sabendo que Maggi é de outro partido e não democrata e "...então de onde vem esse apoio do Governo que você tanto fala?"
Em resposta Farid declarou que além das coligações partidárias ele tem amizades, que vão além de qualquer coligação. "...você pode ter certeza que eu até posso não ter o apoio político durante a campanha, mas quando prefeito eu terei portas abertas do governador e dos seus secretários ... ...E isso me da a condição de dizer para o eleitor tenho sim o apoio do governador
Na réplica Zé Mauro alegou que pela competência do governador ele apoiará qualquer prefeito que for eleito em Arenápolis.
Em tréplica Farid afirma que a política de MT, tem sido destaque na mídia nacional, não só pela forma de gestão que vem se desenvolvendo mas pela forma de administrar e é isso que o governador quer que como prefeitos e como lideranças locais.
A segunda pergunta foi feita para pelo candidato Oliveira ao Zé Mauro, que perguntou se ele tem algum projeto para área de educação do município.
Ao responder Zé Mauro defendeu a administração participativa e reconheceu que não domina a área de educação, "...Mas me comprometo a buscar alguém entendido do assunto para assumir o setor , e com certeza o responsável pela secretaria de educação será uma pessoa da área escolhida pelos professores onde juntos vamos desenvolver um projeto pra alavanca a educação no município"
Na réplica Oliveira defendeu o crescimento da qualidade da educação no município e disse que quer continuar fazendo, reconheceu que tem algumas coisas para mudar, mas que em time que está ganhado não deve mexer e alegou que começar de novo seria uma grade perca de tempo.
Em tréplica Zé Mauro alegou ficar muito feliz em ouvir o candidato oliveira falar desse nível de qualidade de ensino e disse que se eleito esse projeto que deu certo continuar dando certo e ser bem avaliado pelos professores, ele afirma o projeto será mantido.
Já o candidato Farid fez a sua pergunta a Zé Mauro, perguntado que forma ele pretende atuar para aumentar a receita do município de Arenápolis?
Zé Mauro respondeu que geração de renda não é algo em curto prazo e sim em longo prazo e que se tem algo que ele quer começar fazer é valorizar as empresas do município dando incentivo e apoio, qualificando mão de obra , valorizando o artesanato e produtos produzidos no município, e citou como exemplo a rapadura, cerâmica e o arroz. "..Temos que valorizar esses recursos. Você tem tentado me colocar na parede com perguntas difíceis em que eu não tenho dados, mas você pode ter certeza que se for eleito serei muito bem assessorado".Finalizou Zé Mauro.
Foi na réplica que Farid alegou que em momento nenhum teve a intenção de colocar Zé Mauro na parede. "...Dei a oportunidade para que você pudesse explanar melhor seus projetos para a população, até porque minha pergunta foi com relação a receita do município e esta você encontras até mesmo no site do município, mas mais precisamente como empresário você sabe qual é a maior dificuldade.
Na tréplica Zé Mauro defendeu que quando se dá apoio às pessoas para geração de renda elas permanecem no município contribuído para aumentar a renda do município.
O debate encerrou dando exemplo de democracia e respeito a população, já que não ouve nenhuma pergunta de nível pessoal. Os entrevistados respeitaram as regras e o tempo de pergunta e resposta.
Comentários