Primeiro debate entre candidatos a prefeito de VG será realizado dia 19
Os três candidatos a prefeito de Várzea Grande ficarão frente a frente no próximo dia 19 de agosto, durante o primeiro debate eleitoral do município. Mas, diferentemente dos debates comuns que se passam em estúdios fechados de televisão ou rádio, esse evento será realizado ao vivo na presença de 300 eleitores da cidade – que serão especialmente convidados para conhecerem e avaliarem as propostas e a postura dos postulantes aos cargo de chefe do executivo municipal.
A promoção do debate é do jornal e site VG Notícias, em parceria com o Várzea Grande Tênis Clube. A diretora do VG Notícias, jornalista Edina Araújo, explica que o objetivo do debate é dar oportunidade aos candidatos Murilo Domingos (PR), Nico Baracat (PMDB) e Júlio Campos (DEM) de apresentarem suas propostas a um grupo importante de eleitores do município.
Empresários, representantes da maçonaria, associações de classe e clubes de serviços, (como Lions e Rotary) estudantes universitários, jornalistas, profissionais liberais, lideranças comunitárias e religiosas formam a lista do público que será convidado para o evento. “O Várzea Grande Tênis Clube e o VG Notícias, ao promoverem o debate, realizam a chamada responsabilidade social – aproximando os eleitores dos candidatos, permitindo que se tenha mais elementos para escolha do melhor representante para governar a cidade”, destaca o presidente do Várzea Grande Tênis Clube, Altair Lacerda.
Além dos 300 convidados, o local do evento será equipado com dois telões. Um deles ficará na parte externa ao auditório, o que permitirá que outras pessoas assistam o debate dentro das dependências do clube. O outro será instalado ao lado de fora da associação, na Avenida Castelo Branco – que será interditada para que moradores em geral tenham acesso à transmissão do debate.
O evento já foi comunicado ao juiz da 49º Zona Eleitoral, Francisco Mendes Neto e também recebeu o aval do promotor eleitoral da comarca de Várzea Grande, Mauro Benedito Pouso Curvo, que confirmou que não há impedimentos legais para a realização do debate.
Será divido em cinco blocos: apresentação dos candidatos; troca de perguntas entre os disputantes; questionamentos de representantes das áreas de saúde, educação etc; interrogações de jornalistas; considerações finais. As regras do debate sugeridas pela comissão organizadora foram entregues aos representantes dos comitês de cada candidato, que poderão propor alterações e/ou inclusão de outras normas.
MEDIADOR – O jornalista José Cidalino Carrara, apresentador do programa Verdade da TV Rondon, será o mediador do primeiro eleitoral com os candidatos a prefeito de Várzea Grande. Carrara, que é jornalista há 40 anos e foi um dos fundadores do curso de Jornalismo do Instituto Várzea-Grandense de Educação (IVE), também é advogado, membro da Academia Mato-grossense de Letras e professor de cursos de pós-graduação de Cuiabá e Várzea Grande. É formado pela Faculdade Cásper Libero, de São Paulo – cidade onde iniciou sua carreira de jornalismo, atuando inclusive no jornal Estadão. Está em Mato Grosso há 26 anos, tempo em que já atuou como apresentador de jornal na TV Bandeirantes e na Rádio Difusora.
Comentários