15 gestores têm ex-prefeitos como adversários
Pelo menos em 15 municípios mato-grossenses, a briga pela prefeitura se polariza entre ex-prefeito e atual gestor. Nesse caso, os eleitores têm a chance de fazer comparativos das administrações. Em Poconé, por exemplo, a disputa é um tanto curiosa. Em 2004, o então prefeito Euclides Santos (PMDB), que buscava a reeleição, perdeu para o então vereador Clovis Martins (PTB) por menos de 100 votos. Agora, Clovis tenta um novo mandato, enquanto Euclides surge como seu único adversário. Será o segundo round nas urnas.
A situação é similar em São José do Rio Claro, onde o prefeito Marsal Paulo Watanabe (PR) vai à reeleição num embate contra o ex-prefeito por dois mandatos Nelson Rubbener (PP). Ambos já disputam outras eleições. Em Campo Verde, a briga está entre o atual gestor Dimorvan Alencar (PR) e o ex-prefeito Onéscimo Prati (DEM). Outra disputa acirrada acontece em Cáceres (a 210 km a Oeste da Capital). O ex-prefeito Túlio Fontes (DEM), derrotado por Ricardo Henry (PP) em 2004, agora volta a enfrentar o progressista de novo. De velho aliados, eles se tornaram inimigos políticos. Em Tangará da Serra, o ex-prefeito Jaime Muraro (DEM) enfrenta o atual Júlio Cesar Ladeia (PR).
O ex-prefeito Vilson Pires (PRP) tenta reconquistar mandato em Paranatinga, numa briga contra o atual prefeito Francisco Carlos Carlinhos (PMDB). Em Vila Rica, o ex-prefeito Nafytali Calixto (PMDB) entrou no páreo numa disputa que envolve 5 candidaturas. Em Alta Floresta, Romoaldo Júnior (PMDB) é outro ex-prefeito que tenta reconquistar o comando do município, hoje sob Isaura Alfonso (PDT), que busca a reeleição.
Alto Garças registra uma briga acirrada entre o prefeito Júnior Pitucha (PR) e o seu antecessor Roland Trentini (DEM). Em Pontes e Lacerda, a corrida sucessória está entre o prefeito Newton Miotto (PR) e o seu antecesor Nelson Miúra (DEM). Em Nova Olímpia o prefeito José Elpídio (PR) tem como adversário o ex-prefeito Francisco Soares de Medeiros (PT).
A disputa se polariza também em Barra do Garças, entre o prefeito Zózimo Chaparral (PC do B) e o ex-prefeito Wanderlei Farias (PR), assim como em Jaciara, onde a população se divide entre o prefeito Max Rucci (PR) e o antecessor Valdizete Nogueira (PPS). Em Santo Antonio de Leverger, enquanto o prefeito Faustino Dias Neto (DEM) tenta um novo mandato, a ex-prefeito Glória Garcia (PP) luta para reconquistar o comando da administração.
Comentários