Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 20 de Julho de 2008 às 14:13
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Nos últimos dias, os cinco candidatos que disputam a Prefeitura de Cuiabá passam a maior parte do tempo em dedicação quase, exclusiva, nas elaborações e planejamentos estratégicos rumo ao paço municipal.

Pela coligação “Dante de Oliveira” está o prefeito Wilson Santos (PSDB) que afirmou que enfrentará uma disputa acirrada pela reeleição e, por isso, já até pediu humildade aos correligionários. Juntamente com o seu vice, deputado Chico Galindo (PTB), seguem as eleições entrelaçados com 12 partidos do arco de aliança, sendo 5 nas proporcionais: PTB/PPS;PSDB/PC do B; PRTB/PSDC;PDT;PMN/PV/PDL/PRD/PRP.

Vale lembrar que a aliança pró-Santos é a que mais tem candidatos. Foram lançados 169 candidatos a vereadores que disputam as 19 vagas na Câmara Municipal.

Já a candidatura de Walter Rabello é à prefeitura de Cuiabá é a prioridade do PP. A direção regional disse que vai empenhar e centralizar a sua força política na capital mato-grossense para garantir a vitória nas urnas.

Pela coligação “Bons Ventos para Cuiabá”, Walter conta o apoio de cinco partidos, DEM;PTN;PT do B;PHS e PP, que juntos, lançaram 86 candidatos a vereador. Como vice na chapa de Rabello, está a professora Ana Rita. A coligação debate no momento estratégia de campanha que prevê uma atuação descentralizada dos principais líderes.

O republicano Mauro Mendes, carrega 72 candidatos a vereador na proporcional, com o apoio de cinco legendas: PSC,PTC,PMDB e PT. Em companhia de Vera Araújo (PT), a professora Verinha, candidata a vice-prefeita, os dois levam aos eleitores a mensagem da coligação “Compromisso com Cuiabá” por mudanças e pela melhoria da qualidade de vida da população.

Enquanto que o candidato a prefeito da capital, deputado federal Valtenir Pereira (PSB) seguirá sozinho na empreitada nas urnas da Capital. A candidatura não reuniu sequer um aliado entre os partidos políticos. A chapa pura tem na vice a servidora municipal Cácila Pires e registrou 25 candidaturas para a Câmara Municipal.

Com a coligação “Força e Justiça para Cuiabá”, Valtenir possui a menor projeção de gastos entre os cincos candidatos a prefeito. Ele afirma que a campanha será ditada principalmente pelo corpo-a-corpo junto a eleitores.

Da mesma forma segue sozinho o candidato pelo Psol, Procurador Mauro César Lara de Barros. “Nanico” entre as candidaturas postas à prefeitura este ano, o Procurador Mauro é o único “cuiabano de tchapa e cruz” na disputa e o mais jovem entre os postulantes, com 32 anos. Sem coligação, o partido conseguiu emplacar apenas sete candidatos a vereador.

Várzea Grande

A “Cidade Industrial” como é denominada, entra no páreo da campanha com três candidatos que prometem realizar uma disputa acirrada nessas eleições.

O candidato do DEM à Prefeitura de Várzea Grande, ex-governador Júlio Campos, é o concorrente mais rico no município. Com a ajuda de seu irmão para coordenar a campanha, senador Jayme Campos, o candidato promete implementar ações efetivas em áreas básicas da cidade.

Do outro lado está o atual prefeito Murilo Domingos (PR), candidato à reeleição. No município, o Partido da República deposita todas as cartas na chance de conseguir reverter os últimos resultados de pesquisas que apontam o candidato Democratas, Júlio Campos, na liderança. Entre os coordenadores de campanha há entendimento de que a estratégia básica do partido, para vencer o pleito, consiste em realizar uma campanha de divulgação dos projetos e programas implementados por Murilo durante os quatro anos de gestão.

Já o candidato peemedebista à prefeitura de Várzea Grande, Nico Baracat afirma que as propostas do partido para o desenvolvimento do município serão suas principais bandeiras frente aos adversários. Ele era vice-prefeito de Murilo, no entanto, as relações foram cortadas sob o argumento de que Murilo não teria cumprido o acordo sobre planejamento da cidade feito na eleição passada.

Rondonópolis

Terceiro maior colégio eleitoral, a cidade de Rondonópolis (214 quilômetros de Cuiabá) segue rumo as eleições com dois candidatos: o atual prefeito Adilton Sachetti (PR) que concorre à reeleição e o deputado José Carlos do Pátio, candidato pelo PMDB.

Pátio e Sachetti são os únicos candidatos a prefeito na cidade e irão repetir o embate que já ocorreu em 2004. O deputado do PMDB tem como candidata a vice a esposa do ex-governador Rogério Salles, Marília Salles (PSDB). Sachetti conta na chapa como vice João Antônio Fagundes, filho do deputado Wellington Fagundes. Sachetti conseguiu fechar apoio com 11 partidos. Já Pátio conseguiu abocanhar oito.

Cáceres

Cidade pólo mato-grossense, Cáceres, distante 225 quilômetros da Capital., tem três candidatos a prefeitos. Entretanto, a disputa está polarizada entre o prefeito Rucardo Henry (PP) e o ex-prefeito Túlio Fontes (DEM), já que o candidato José Roberto de Araújo, conhecido como o Beto de São Lucas (PSC), homologou a candidatura de última hora e concorre por fora.

Túlio segue as eleições com o vice, o deputado estadual Wilson Kishi (PDT). Ele fechou aliança com 9 partidos: DEM, PT, PSL, PDT, PRTB, PTC, PSB, PRP e PSDB. Já o prefeito Henry, irmão do deputado federal Ricardo Henry, tem como vice o vereador Manoel Machado, o Manezinho (PMDB). Como Túlio, Ricardo Henry fechou aliança com 9 legendas: PP, PRB, PSDC, PR, PPS, PTB, PHS, PMDB e PV. Tem como vice o vereador Manoel Machado, o Manezinho (PMDB).

Sinop

Pela cidade de Sinop concorrem dois candidatos: o deputado Juarez Costa (PMDB) e empresário Paulo Fiúza (PV). Com o peemedebista caminham o PT, o PR do governador Blairo Maggi e mais 11 agremiações que se empenharam pela sua candidatura.

Já Paulo Fiúza (PV), que tem como vice Jorge Yanai (DEM), conta com o apoio de sete partidos. A candidatura do vice-presidente da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), está sendo chancelada pela coligação com o DEM, PSDB, PTB, PPS, PSB e PMN.

A coligação de Juarez Costa concorre com 13 partidos, sendo candidato a prefeito o petista Aumeri Bampi, para vice.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176369/visualizar/